Resolvendo problemas para autorizar NF-e na versão 4.0

Nota Eletrônica Versão 4.0 - Resolverndo problema de TLS/SSL

Desde o dia 02/08/2018 a SEFAZ deixou de aceitar notas fiscais emitidas na versão 3.10, passando a utilizar apenas a versão 4.00 nas notas fiscais eletrônicas.

Essa alteração está gerando alguns problemas nas autorizações de emissão de Notas Ficais Eletrônicas e ocasionando rejeições.

Por que a versão 4.0 da NF-e está dando tanto problema?

A mudança mais significativa está no uso do protocolo TLS 1.2 por questões de segurança e que passa a ser obrigatório para emissão de NF-e e NFC-e a partir da NF-e 4.00. Esta informação está na NT 2016.002 disponibilizada pela SEFAZ.

Como ativar o Protocolo TLS 1.2 no Windows:

– Vá até o Painel de Controle do Windows.
– Escolha a Opção “Opções da Internet“;
– Vá até a aba “Avançadas”,
– No bloco “Configurações”, vá até as últimas opções;
– Marque: Não salvar páginas criptografadas em disco;
– Marque: Usar SSL 3.0;
– Desmarque: Usar SSL 2.0;
– Marque: Usar TLS 1.0;
– Desmarque: Usar TLS 1.1;
– Marque: Usar TLS 1.2;
– Clique em OK.

Além dessas configurações de TLS/SSL, algumas versões Windows não dão suporte ao protocolo TLS 1.2.

Veja a lista de Windows que NÃO FUNCIONAM:

  • Windows Server 2003
  • Windows Server 2008
  • Windows Server 2008 – SP2
  • Windows Server 2008 – R2 SP1
  • Windows 7 – Sem SP1
  • Windows 8
  • Windows Vista
  • Windows XP

Para esses casos, a solução é instalar uma outra versão do sistema operacional, a princípio o Windows 10 (Lembre também de baixar todas as atualizações pelo Windows Update).

Você ainda pode ter problemas com outras versões do Windows, pois nem todos vem nativamente habilitados para o uso desse protocolo, portanto, será necessário executar o Windows Update para que as atualizações necessárias sejam instalados, e o protocolo seja habilitado.

Obs.: Após instalar algumas das atualizações será necessário reiniciar o Windows, lembre-se de sempre que iniciar novamente, abrir o Windows Update novamente e conferir se não apareceram novas atualizações, se houverem, inicie novamente o processo de instalação.

Essas configurações não são relacionadas ao Sistema de Gestão (ERP), Emissão de Notas Fiscais de sua empresa, mas sim do próprio sistema operacional (Windows).

Publicado em 8 de agosto de 2018 | 1 Comentário
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Rudinei

Rudinei

Técnico em Informática, empresário, CEO e fundador da Digital Side Tecnologia, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por desenvolvimento WEB, tecnologia e criptomoedas.

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