NFe 4.0 não vai funcionar no Windows XP e Vista

NFe 4.0 / NFCe 4.0 compatibilidade SSL/TLS

A versão 4.0 da NF-e e da NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor) irá impactar diretamente aos usuários do Windows XP, Vista e Server 2003, aonde será obrigatório a utilização do protocolo TLS 1.2 ou versão superior para se comunicar com os servidores do SEFAZ. O que significa que não será mais permitida a comunicação via protocolo SSL.

Por que a NFe 4.0 não funcionará em Windows XP e Vista?

Os sistemas operacionais Windows Vista e Windows XP já estão descontinuados e não recebem mais atualizações de segurança, também não possuem suporte ao protocolo TLS na sua versão 1.2 ou superior, que serão os únicos protocolos utilizados para envio dos dados da NFe para a SEFAZ, a partir da Abril de 2018.

Essa incompatibilidade com o Windows XP e Vista não um problema da nova versão da NF-e 4.0, mas sim do próprio sistema operacional que não recebe mais atualizações por parte da Microsoft. Veja tabela abaixo com as compatibilidades do TLS:

Compatibilidade SSL TLS Windows

Desde Dezembro de 2017 a versão 4.0 já está em ambiente de produção, substituindo a versão antiga, NFe 3.10, em Julho de 2018 – de acordo com a norma técnica do governo.

O que são os protocolos TLS e SSL?

O SSL e o TLS são protocolos de criptografia para internet, que permitem comunicação segura entre um computador e um servidor, para utilizar serviços da internet, sejam esses, navegar por páginas de web até pagamentos de contas via internet. O TLS é a evolução (nova versão) do SSL, mais seguro que o SSL.

É recomendável que essa mudança seja feita antecipadamente, para que não haja contratempos de última hora e a empresa fique sem emitir notas fiscais.

Publicado em 19 de Fevereiro de 2018 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , , , , , , , , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em Informática, empresário, CEO e fundador da Digital Side Tecnologia, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por desenvolvimento WEB, tecnologia e criptomoedas.

Outras publicações do autor (234)

Deixe seu comentário

Website