Por que registrar vários domínios para o seu site

Ao construir um site, um dos procedimentos mais importantes que você deve fazer é o registro de domínio. Ter um domínio registrado traz mais profissionalismo para o seu projeto, causando uma boa impressão em seus clientes.

Um domínio, para quem não sabe, é o endereço do seu site na internet. É digitando esse endereço que as pessoas vão encontrar você na web.

É por isso que o domínio adotado deve ser um nome curto, de fácil memorização e, ao mesmo tempo, atrativo.

A questão do domínio pode gerar várias dúvidas, tais como qual a extensão mais viável, bem como quantos domínios serão registrados. Pois é, saiba que você tem a possibilidade de registrar mais de um domínio para o seu site.

A importância de registrar mais de um domínio

É verdade que um domínio já é suficiente para o seu site funcionar bem. Porém, contar com mais de um domínio traz algumas vantagens.

É possível afirmar que o grande benefício que um registro de domínio permite para o seu negócio é a visibilidade. Isso mesmo, mais domínios possibilitam que o seu negócio seja encontrado com mais facilidade.

Ao efetuar o registro de mais de um domínio ou usar algumas variações do seu domínio original, as possibilidades do seu site ser encontrado aumentam.

Isso ocorre porque mesmo que o usuário digite no Google o seu endereço de maneira errada, as outras variações podem aparecer nas páginas de resultados.

Caso não surjam mais resultados de busca, o usuário pode desistir de prosseguir na sua pesquisa, o que é uma desvantagem para o seu negócio.

As variações de domínio possuem o intuito de abranger erros comuns de digitação. Tais erros podem ser cometidos por desatenção ou pressa. É por isso que vale a pena você pensar em mais de uma variação para o seu domínio.

Um exemplo prático para isso é a seguinte situação: digamos que você administre uma loja de instrumentos musicais e o seu domínio principal é o www.casadosom.com.br.

Com o objetivo de expandir as chances do seu site ser encontrado pelo seu público de consumidores, você tem a possibilidade de registrar outros domínios com variações de nomes diferentes.

Alguns exemplos disso podem ser o www.casadosom.com, destinado para aquelas pessoas que se esquecerem de digitar o “.br”. Outra forma é o www.casadesom.com.br.

A partir do instante que você passa a ter mais de um domínio registrado com variações semelhantes do seu endereço, você aumenta as chances dos usuários chegarem até ao seu negócio.

No entanto, é pertinente estar atento para associar o domínio variado ao principal e efetuar a configuração do redirecionamento.

Mais proteção para a sua empresa

Além da capacidade de atrair os clientes que, por ventura, digitam o seu endereço de maneira equivocada, o registro de mais de um domínio também contribui para proteger o seu site de terceiros.

É importante estar ciente que quem registra um domínio não tem o direito sobre aquele nome na internet. Ou seja, quem efetua o registro do domínio tem o direito apenas de utilizar aquele endereço.

Por isso, você não está imune de ver um site que é o seu concorrente usar um domínio parecido com o seu. Um exemplo disso pode ser novamente o site fictício Casa do Som.

O endereço do seu site pode terminar com a extensão “.com.br”, porém, nada impede que um dia você se depare com uma empresa do seu mesmo segmento com o domínio “casadosom.com” sem o br.

Apesar de serem endereços distintos, eles possuem um pouco de semelhança, o que pode gerar alguns problemas para o seu empreendimento.

E é com a intenção de evitar esse problema que você tem a possibilidade de efetuar mais de um domínio usando para isso diferentes extensões.

Hoje em dia novos tipos de extensões estão ganhando mais adeptos, resultando em novas possibilidades de endereços e evitando esse tipo de confusão.

Efetuar o registro de mais de um domínio é rápido e fácil e uma alternativa é acessar o site Registro.br. Porém, é possível também fazer o registro por meio da sua empresa de hospedagem de site.

A Hostinger, por exemplo, é uma empresa de web hosting que traz uma série de vantagens quando o assunto é registro de domínio.

Mais extensões, mais alternativas

As extensões mais comum são a “.com” e a “.com.br”, pois o público já está habituado a lidar com elas. Porém, existem mais alternativas. É interessante, se possível, adotar outras extensões para registrar um domínio.

Dependendo da área de atuação do seu negócio, algumas extensões são a “.net, a “info”, a “.shop”. Ou seja, há uma série de diferentes TLDs. Vale a pena dar uma pesquisada.

Existem também algumas bem famosas adequadas para diferentes instituições, tais como a “.org” (destinada para instituições-não governamentais) e a “.gov” (voltada para sites do governo).

Conclusão

O registro de vários domínios para o seu site torna o seu negócio mais visível, bem como facilita as pesquisas dos seus clientes.

Por isso, na hora de registrar um domínio, não descarte a hipótese de registrar outros semelhantes. Utilize outras extensões, troque uma letra, enfim, entenda o comportamento do usuário e dê mais opções para o seu público.

Publicado em 19 de outubro de 2018 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em Informática, empresário, CEO e fundador da Digital Side Tecnologia, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por desenvolvimento WEB, tecnologia e criptomoedas.

Outras publicações do autor (240)

Deixe seu comentário

Website