Vantagens de usar Telegram em relação ao Whatsapp

Vantagens: Telegram x Whatsapp

O Telegram é um dos melhores aplicativos de instant messenger (mensagen instantânea) e cada vez mais vem conquistando usuários. Por ter muitos recursos interessantes e por ser bem fácil e rápido de usar, ele é considerado até melhor que o Whatsapp. Caso você ainda não conheça as vantagens do Telegram em relação ao Whatsapp. Confira!

1 – Grupos maiores

Atualmente, o Whatsapp suporta 256 membros em seus grupos, mas o Telegram comporta até 10.000 pessoas diferentes. Pode parecer um número exagerado para muita gente, mas dependendo do uso ou motivo de criação do grupo, isso pode ser uma grande vantagem. Essa grande quantidade de usuários em um grupo agrada quem precisa usar estes grupos para motivos de trabalho ou estudo, pela necessidade de algo menos limitado.

2 – Histórico dos grupos

Ao entrar em um grupo do Telegram você tem acesso a todo o histórico de mensagens postadas, até mesmo aquelas enviadas antes de você entrar no grupo. Assim com algumas roladas de telas você consegue acompanhar melhor as conversar que estão ocorrendo no grupo.

3 – Conversas secretas

Um dos maiores atrativos do Telegram são seus chats secretos, um recurso ainda completamente inexistente no Whatsapp. O app cria conversas que você pode selecionar como secretas, aumentando sua privacidade e evitando os possíveis incidentes que são tão comuns no Whatsapp. O legal é que é até possível determinar o tempo que o chat em questão vai durar, podendo ser destruído automaticamente quando a hora chegar.

4 – Disponível em várias plataformas

É possível usar o Whatsapp no navegador do seu computador, mas isso é bem limitado e está longe de ser intuitivo. Já o Telegram, você pode intalar no Smartphone, Tablet, navegador e até mesmo com aplicativo em seu computador. É tudo muito fácil, basta baixar o app correspondente para cada plataforma, logar com sua conta e começar a aproveitar o serviço. Você pode até mesmo desligar seu aparelho mobile que tudo continua funcionando. Diferente do WhatsApp, isso não consome bateria do portátil nem o seu plano de dados caso ele não esteja conectado ao WiFi. É lógico que isso o torna muito mais seguro e estável, então vale a pena testar. Basta clicar neste link http://telegram.org/ para baixar o app na plataforma que quiser!

5 – Mais rápido

O Whatsapp geralmente é bem rápido, mas o Telegram consegue ser ainda melhor nestes quesitos. Em diversos testes de comparação, foi até comprovado que ele é de fato um dos mais rápidos aplicativos de conversa do mundo, até mesmo em conexões lentas. Isso obviamente deixa suas conversas mais dinâmicas e impede aqueles travamentos chatos, algo que ainda acontece às vezes com usuários do Whatsapp e de outros aplicativos desta categoria.

6 – Suporta arquivos maiores

Gosta de compartilhar arquivos no Whatsapp com seus amigos? Fotos, vídeos, documentos e áudios, por exemplo. Mas o app ainda impõe muitas limitações quanto os tipos de mídia e o tamanho dos arquivos enviados nos chats. Isso não acontece no Telegram, que suporta qualquer formato de mídia e permite o compartilhamento de arquivos de até 1,5 GB.

7 – Armazenamento na nuvem

Enquanto o Whatsapp armazena tudo no seu dispositivo e ocupa cada vez mais espaço, o Telegram utiliza o armazenamento na nuvem para que você possa acessar suas conversas em diversas plataformas e as mídias não ficam pesando no seu dispositivo. Isso também ajuda o aplicativo ser mais rápido, seguro e a ter um limite maior ao tamanho de arquivos compartilhados.

8 – Player embutido

Links do YouTube, Spotify ou SoundCloud são reproduzidos diretamente em um player embutido no Telegram, tornando muito mais simples consumir conteúdo multimídia compartilhado em um chat individual ou em grupo.

9 – Temas

O Telegram conta com uma série de temas que você pode instalar para mudar o visual de suas conversas. Além de ser possível escolher entre três temas nativos, você pode encontrar canais de temas e receber novidades quase todos os dias. É possível até mesmo criar o seu próprio tema.

10 – Editar mensagens

Erros de digitação são comuns, mas no Telegram você não precisa mandar uma nova mensagem para corrigir. Basta tocar sobre a mensagem enviada, acessar o menu editar, corrigir o equívoco e mandar de novo. Todas os textos alterados ficam identificados e, assim, ninguém é enganado.

11 – Gravação/Envio Áudio

Telegram humilha o WhatsApp no sistema de áudio. O mensageiro permite travar o botão de áudio para gravar uma mensagem de voz. Também é possível ouvir o seu áudio antes de enviá-lo a alguém, ideal para ouvir se mensagem ficou boa. Ao receber vários áudios em um chat (individual ou em grupo), não precisa dar o play em cada áudio: faça isso no primeiro e todos serão reproduzidos em sequência. Ainda é possível sair da janela de conversa e até minimizar o app para continuar ouvindo.

12 – Bloqueio com senha

Quer uma proteção extra para que nenhum bisbilhoteiro vasculhe as suas mensagens do Telegram? Use o bloqueio nativo com senha do app. Essa trava pode ser ativada nas configurações tanto no aplicativo do celular quanto na versão de desktop do mensageiro. Depois disso, será preciso informar a senha sempre que o app for reaberto.

13 – Leitura Rápida

O Telegram possui um sistema de Leitura Rápida — ou Instant View, no nome original. Quando você receber um link, em alguns casos, poderá ser feita a leitura do conteúdo no próprio aplicativo, sem propagandas ou outras distrações, facilitando a sua leitura. Veículos como Medium e Telegra.ph são exemplos dos que trabalham com essa ferramenta.

14 – Fixar conversa no topo do grupo

Quer deixar um aviso fixo em um grupo que você administra? Ao fixar uma mensagem, ela será exibida embaixo do nome do grupo. É possível até mesmo notificar a todos os membros quando um aviso é fixado, até mesmo para aqueles que silenciaram o grupo.

15 – Canal de mensagens

No Whatsapp existem as listas de transmissão, mas no Telegram essa uma funcionalidade é bem mais aprimorada. Esse recuso é focado em sites, blogs, marcas, equipes e personalidades. Com um canal, os adminstradores podem mandar mensagens aos seguidores mas eles não conseguem respondê-las, somente visualizá-las. É possível também acessar todo o histórico da publicações anteriores de você ter assinado o Canal.

16 – Atualizações constantes

O Whatsapp recebe atualizações de segurança com bastante frequencia como qualquer aplicativo. No Telegram isso também acontece, mas elas geralmente trazem algumas novidades relevante e nova funcionalidades no aplicativo. Isso acontece principalmente porque o app conta com um código aberto, o que permite que desenvolvedores possam ajudar a melhorá-lo e a criar novas funções e recursos.

De modo geral, o Telegram é superior ao Whatsapp em quase todos os recursos, perdendo somente no quesito de popularidade em relação ao seu concorrente. Muito dessa popularidade do Whatsapp se deve ao comodismo dos usuários, que preferem usar sempre os mesmos aplicativos, perdendo oportunidades de conhecer coisas novas e até melhores daqueles que estão “acostumadas” a usar.

Publicado em 17 de abril de 2018 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em Informática, empresário, CEO e fundador da Digital Side Tecnologia, usuário de Ubuntu e Android, apaixonado por desenvolvimento WEB, tecnologia e criptomoedas.

Outras publicações do autor (237)

Deixe seu comentário

Website