Adicionar itens ao menu do GNOME é uma forma prática de personalizar sua experiência e ter acesso rápido aos seus aplicativos favoritos. Ao criar um atalho personalizado, você pode organizar seus programas de acordo com suas preferências, economizando tempo e tornando seu fluxo de trabalho mais eficiente.
Uma forma rápida de se adicionar um novo item é clicar com o botão direito do mouse sobre o menu e selecionar a opção “Editar menus” ou clicar no menu Sistema > Preferências > Menu principal
Feito isso, será aberta a seguinte janela, onde poderão ser editados os menus:
No lado esquerdo temos os menus e submenus, selecionando uma das categorias é mostrado no lado direito os itens existentes nela. Na imagem acima, selecionei a categoria “Escritório”.
Para adicionar um novo item, basta clicar em “Novo item” no canto direito e preencher os campos solicitados, como na imagem abaixo:
Em “nome” digite o nome que será exibido no menu. Ex.: The Gimp
Em “comando” digite o comando a ser executado. Ex.: gimp
Em comentário, digite uma descrição do item. Essa descrição aparece quando deixar o mouse apontando para o item no menu por um determinado tempo.
Clicando na imagem no lado esquerdo pode-se selecionar um novo ícone para o seu novo item.
Quanto terminar, clique em OK e pronto, seu novo item será adicionado.
Para editar, basta selecionar o item e clicar em propriedades na janela do menu.
Se por acaso criar o item no local errado ou simplesmente quiser mudá-lo de lugar, basta arrastar e soltar o item no local desejado.
Depois que estiver tudo ao seu gosto, basta fechar a janela para que o seu menu seja alterado.
Repita esse processo para outros programas e você poderá personalizar seu menu do GNOME e adaptá-lo às suas necessidades.