Já se deparou com situações em que precisava automatizar algumas ações, na verdade duas: renomear e redimensionar imagens em lote. Imagine um projeto aonde vai utilizar várias imagens (como um álbum de fotos) e gostaria que estas imagens estivessem com os nomes em sequência, por exemplo: 001.jpg, 002.jpg, 003.jpg e etc. Foi aí que encontrei uma forma de fazer isso em segundos usando o Linux, veja com é fácil:
Vamos aos comandos:
1) RENOMEANDO ARQUIVOS
#!/bin/bash
echo "Começando:"
for i in 0
do
for arquivo in "echo -n "ls *.jpg
do
echo "$arquivo"
mv "$arquivo" $i.jpg
i='expr $i + 1'
echo $arquivo "renomeado!"
done
i='expr $i – 1'
echo $i "arquvivos renomeados!"
done
Simples não é? crie um arquivo com o nome renomeia.sh, cole os comandos acima e salve. Para utilizar coloque o arquivo criado no diretório onde estão os arquivos a serem renomeados e digite no terminal ./renomeia.sh e veja a mágica acontecendo!
Bem, a seguir vai um programa ou uma forma de redimensionar várias imagens ao mesmo tempo, não era o caso, mas poderia ser também para criar thumbnails de imagens maiores. Aí você pode falar “Ah! o fireworks tem um script pra isso!” e eu respondo “E que usa Linux?!” não desmerecendo quem gosta de Windows e paga pela licença do Fireworks (quase ninguém que eu conheça… usam piratão mesmo) mas para quem usa Linux é muito mais fácil! Quer ver?
2) REDIMENSIONANDO VÁRIOS ARQUIVOS DE UMA SÓ VEZ
Antes você precisa ter o pacote imagemagick instalado.
No Ubuntu basta o comando: sudo apt-get install imagemagick
Depois de instalado o pacote, abra o terminal e dentro do diretório onde estão as imagens que você quer redimensionar faça:
mogrify -resize 320×300 *.jpg
Mais uma mágica feita! Aí você percebe que as imagens foram redimensionadas corretamente, mas o tamanho em kb está muito grande. Calma, não pense em pedir ajuda para alguém ir no Photoshop e diminuir a qualidade da imagem pra vc, simplesmente adicione um parâmetro a mais no seu comando:
mogrify -resize 1024×768 -quality 60 *.jpg
O valor 60 corresponde a porcentagem de qualidade que sua imagem vai ter no final (quanto maior o número mais qualidade, mas também maior será a imagem em kb).