Como fazer um bom inventário de estoque?

Fazer um inventário não é nada fácil na empresa, principalmente se houver grande variedade, quantidade de produtos e movimentações de estoque. A grande maioria da empresas opta por fazer essa atividade somente no final do ano, o que acaba gerando transtornos e falhas na gestão de estoques e compras.

inventário estoque

Confira algumas dicas para tornar essa tarefa mais simples:

Escolha da data certa

O primeiro passo é definir um dia para começar a listagem. Opte por finais de semana ou feriados, quando a sua empresa estará fechada e não haverá movimentação no estoque. Com o estoque parado, sem entradas ou saídas, ficará mais fácil fazer a relação de bens.

Separe e organize os itens

Organizar seus produtos em categorias diferentes vai aumentar a eficiência de seu trabalho. Esse processo poupará muito tempo na contagem dos itens.
Aproveite para criar prateleiras, caixas e armários para cada tipo de produto. Isso irá facilitará o inventário e também otimizará as tarefas do dia a dia, como a separação, a embalagem e despacho das mercadorias.
Verifique itens obsoletos para organizar futuras compras de estoque.
Lembre-se: Estoque é Dinheiro!

Especifique cada produto em detalhes

Atribua uma categoria para cada tipo de produto, como, por exemplo, alimentos, material de papelaria, informática, limpeza, se é material para venda ou uso e consumo da empresa.

Conte item por item

Essa é uma das etapas mais trabalhosas do inventário, mas é extremamente importante. A contagem correta evitará erros futuros e fará com que seu inventário realmente corresponda ao seu estoque físico de mercadorias.
Para que o inventário seja mais preciso, recomendamos que se façam duas contagens: a primeira feita normalmente, e a segunda para fins de conferência. Caso as informações entre a primeira e a segunda divergirem, o ideal é que se realize uma terceira contagem.

Atualize seu inventário periodicamente

De nada adianta criar um controle de estoque impecável se as entradas e saídas não forem quase que em tempo real.
O ideal é que os inventários sejam realizados em curtos períodos de tempo. Quando esses intervalos são menores, a identificação das causas e suas resoluções passam a ser mais eficazes.
Atualize as informações dos controles de acordo com os levantamentos que foram realizados no inventário. Isso fará com que as informações disponíveis para o setor de vendas e para a equipe de separação e expedição sejam as mais exatas possíveis.

Utilize um software de gestão

Ainda que algumas pessoas não consigam perceber, a gestão de estoques pode influenciar diretamente os resultados das suas vendas na empresa, contribuindo para aumentar os lucros ou causando prejuízos. A dica para agilizar esse processo é fazer os lançamentos de forma correta em um software para que a gestão destas informações seja mais precisa.

Fazer um inventário de estoques vai além da conferência de quantidades disponíveis. Ele se faz necessário para melhorar a gestão, reduzindo índices de divergências e conseguindo aprimorar o planejamento de compras, que, por consequência, passa a ter melhores informações a respeito da aquisição de novos itens.

Publicado em 27 de dezembro de 2018 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , , , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em Informática, empresário, CEO e fundador da Digital Side Tecnologia, apaixonado por desenvolvimento WEB, tecnologia e criptomoedas.

Outras publicações do autor (242)

Deixe seu comentário

Website