Será que o Sistema Operacional da Google vai dominar os computadores ultra portáteis?
O Chrome OS é um sistema operacional de código aberto e leve destinado a netbooks. Ainda neste ano o seu código se tornará um código aberto e netbooks que executam o Google Chrome OS estarão disponíveis para os consumidores no segundo semestre de 2010.
Velocidade, simplicidade e segurança são os principais aspectos do Google Chrome OS. Ele está sendo projetado para ser rápido e leve com o objetivo de ser iniciado e levar você para a web em apenas alguns segundos. A interface é mínima para não interferir na navegação e a maior parte da experiência do usuário acontece na web.
Da mesma forma como o navegador Google Chrome, o sistema será voltado completamente a arquitetura de segurança básica do sistema operacional, para que os usuários não precisem se preocupar com vírus, malwares e atualizações de segurança.
Detalhes técnicos ainda são escassos, mas o anúncio oficial publicado já esclarece que o novo sistema será open source (com disponibilização do código ainda este ano), vai rodar em x86 e ARM, e sua arquitetura será baseada no navegador Chrome rodando sobre um novo sistema de janelas, por sua vez sobre o kernel Linux.