Dia 31 de Outubro de 2014, em pleno Halloween, a Microsoft vai dar um susto para seus consumidores. A partir do dia 1º de novembro computadores novos não virão mais com Windows 7 OEM (de fábrica). O fim da comercialização afeta apenas as versões Windows 7 Home Basic, Home Premium ou Ultimate que deverão ser substituídas pelo Windows 8 SL.
Computadores novos com Windows 7 pré-instalado somente estarão disponíveis na versão Profissional, mas somente para empresas. O consumidor final também conseguirá comprar, mas ai vai ter que pagar um preço bem salgado, chegando a custar mais caro que o Windows 8.
A Microsoft sempre pratica essa jogada de mercado quando uma versão está chegando ao prazo final de suporte. Como se sabe desde o lançamento do Windows 7, a Microsoft vai dar suporte Windows 7 com Service Pack 1 até 14/01/2015. Após, somente atualizações a nível de segurança serão disponibilizadas até 14 de Janeiro de 2020.
Outra informação relevante é que em 2015 será lançado o Windows 10, isso é oficial conforme anunciando no blog da própria Microsoft em 30 de setembro de 2014. Então antes de comprar uma licença do Windows 7 ou até mesmo do Windows 8, avalie bem, pois estará comprando um sistema que estará defasado em menos de 1 ano.