O Assault Cube é um clássico dos jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) que conquistou muitos fãs ao longo dos anos, principalmente pela sua simplicidade, jogabilidade rápida e, o melhor de tudo, por ser completamente gratuito. E a boa notícia é que ele está disponível para Linux, permitindo que os usuários desse sistema operacional também possam se divertir com esse game.
Primeiramente, o jogo lembra bastante o Counter-Strike (ou simplesmente CS) com seus tiroteios intensos e rápidos, onde a habilidade de cada jogador conta pontos para a vitória do seu time ou para a sua própria sobrevivência, além disso, o visual lembra bastante o velho CS, desde os cenários até a aparência dos personagens.
Em segundo lugar, trata-se de um jogo extremamente leve. O arquivo de instalação tem apenas 19 Mb (versão 0.93), 40Mb (versão 1.0.4). Soma-se ainda, o fato de ser completamente desnecessário qualquer tipo de instalação do jogo, ou seja, basta baixar, descompactar e executar. Simples, rápido e prático.
É possível jogar sozinho (single player) com os bots que já acompanham o jogo, nos servidores existentes (bastando atualizar a lista de servidores antes) ou criar seu próprio servidor e convidar os amigos para jogar.
A exemplo de outros jogos já apresentados por aqui, o Assault Cube possui versões para Linux, Windows e Mac OS X (como eu gostaria que as grandes produtoras fizessem o mesmo…).
Instalação do Assault Cube
Como mensionado anteriormente, não é necessário instalar. Basta baixar o jogo no site (abaixo), descompactar, acessar a pasta e, no terminal, executar:
./assaultcube.sh
para jogar no single / multiplayer ou
./assaultcube_server.sh
para criar um servidor.
O site para download e mais informações é https://assault.cubers.net/