Home Office – Como ser produtivo(a) trabalhando em casa

Televisão, videogame, trabalhar de pijama, sem chefe, etc, são algumas das distrações que podem prejudicar a produtividade do trabalhador que ficar em casa. O chamado home office ou trabalho remoto é uma prática já conhecida no mercado de trabalho, mas em tempos de cuidados contra epidemias ou isolamento, torna-se praticamente uma necessidade.

Mas como se manter produtivo num ambiente que não seja o que está acostumado a trabalhar?

Veja algumas dicas de como aproveitar ao máximo o trabalho remoto, com concentração e sem perder a produtividade:

Organização

Programe-se e tenha controle sobre suas atividades. Não é porque você está em casa que uma rotina não é necessária. Os prazos de entrega não mudam, estando você no escritório da empresa ou na sacada do apartamento. Evite a tentação de procrastinar e faça o que tem que ser feito no devido tempo.

Defina horários e metas realistas

Uma boa medida para saber se você está sendo produtivo é estabelecer horários e metas diárias de tarefa. Fazendo isso, é possível medir sua produtividade no final do dia, conferindo o que foi realizado e o que ficou pendente.

Reduza distrações

Não se deixe levar pelas tentações de casa. A televisão, o celular e o videogame são distrações sedutoras que podem tirar o foco do trabalhador. Procure se precaver de interrupções sociais, pois é comum que algumas pessoas pensem que, por estar em casa, você não está trabalhando de fato. O que não é verdade.

Tenha um espaço para o trabalho

Tão importante quanto o trabalho a ser executado é o local onde ele será feito. É comum que no seu ambiente de trabalho normal você tenha cadeiras ergométricas, mesas reguláveis, um monitor ajustado, internet rápida etc. Em casa você tem que improvisar. É importante saber que as condições do entorno afetam seu desempenho. Portanto, procure montar uma estrutura minimamente adequado para suas tarefas diárias.

Vista-se de forma adequada

Pode até ser tentador ficar de pijama o dia inteiro, mas é importante lembrar: você está trabalhando. O ato de trocar de roupa indica ao seu cérebro que você não está num momento de lazer e que precisa estar concentrado.

Seja acessível

Um dos maiores problemas entre empresas e seus colaboradores que trabalham home office é a dificuldade entrar em contato com eles quando necessário. Portanto, mantenha-se sempre online durante o expediente e não esqueça de comunicar seu chefe sempre que não estiver disponível.

O mundo vem se transformando e com isso as novas formas de trabalho surgem. Assim novos hábitos são necessários para nos adaptarmos a uma nova rotina. Se perguntarmos para os colegas se preferem ir diariamente à empresa ou se desejam realizar suas tarefas em casa, muitos provavelmente vão preferir pelo conforto de seus lares. O prazer dessa liberdade e o foco em fazer atividades em um ambiente diferente trará naturalmente uma maior produtividade, pois a realização pessoal traz sempre bons resultados profissionais! Trabalhamos melhor quando estamos felizes.

Publicado em 18 de março de 2020 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em Informática, empresário, CEO e fundador da Digital Side Tecnologia, apaixonado por desenvolvimento WEB, tecnologia e games.

Outras publicações do autor (249)

Deixe seu comentário

Website