Bluetooth 3.0 promete ser mais estável e mais rápido que os atuais 3 Mbps do Bluetooth 2.0
A principal melhoria do Bluetooth 3.0 é seu novo padrão de velocidade, que chega a 24 Mbps contra os 3 Mbps do padrão atual, o 2.0.
Tal velocidade é alcançada pois o padrão 3.0 utiliza o protocolo de rádio 802.11 – o que significa, basicamente, que o novo protocolo Bluetooth pega carona no sinal Wi-Fi quando transfere grandes quantidades de dados, como vídeos, música e fotos. Isso torna dispensável o uso de cabos ou uma conexão a uma rede wireless para a transmissão de grande volume de dados.
O novo padrão promete uma melhor responsividade de conexão e um gasto menor de bateria. Além disso, o recurso Enhanced Power Control deve reduzir a ocorrência de quedas na conexão causadas por movimentos como o de colocar o telefone no bolso ou mochila.
Fornecedores Atheros, Broadcom e CSR já estão entregando chips 3.0 para as fabricantes de computador, e aparelhos com o novo Bluetooth devem estar nas lojas no prazo de nove a 12 meses. Ainda não se sabe quais dispositivos serão os primeiros a usufruir das altas velocidades do padrão 3.0, mas além dos óbvios computadores e celulares, até fabricantes de televisão têm mostrado interesse.
Com tais vantagens, a tendência é de que o Bluetooth 3.0 seja cada vez mais adotado entre usuários e fabricantes; no entanto, esta nova versão terá de encarar a concorrência de outro padrão de curto alcance: o USB wireless. Com tecnologia de banda ultra larga (ultrawideband), este padrão promete alcançar velocidades de até 480 Mbps entre dois aparelhos num raio de três metros aproximadamente.