Por padrão, o Ubuntu trava o usuário root (raiz) para o uso do comando sudo, que permite aos usuários executar aplicações, geralmente com privilégios de root, de forma segura. No entanto, podemos ativar a conta root, se você está acostumado a ela ou quiser usá-la para qualquer outra necessidade. Por segurança, se possível, você deve usar o sudo para administração do sistema, sem ativação da conta root. O Ubuntu usa sudo o tempo todo para permitir que usuários executem tarefas com os maiores privilégios no sistema, um substituto mais seguro do que usar a conta root.
Um modo simples e seguro de logarmos como root sem ativar a conta é através do seguinte comando:
sudo su -
No entanto, se o nosso costume é administrar o sistema como root (não estar usando sudo), especialmente se você vem de outras distribuições, ou tem outras necessidades, em particular, pode ativar a conta root no Ubuntu.
Antes de prosseguir, vemos que o caminho comum para a mudança no terminal de usuário normal para root é o comando su. Se tentamos fazer su no Ubuntu obterá o seguinte:
su
Resultado:
Senha:
su: Falha de autenticação
É aqui que nós vamos atribuir uma senha de root que nos permita entrada:
sudo passwd root
Se quisermos desabilitar a conta root, pode fazer com um dos seguintes comandos:
sudo passwd -l root
ou
sudo usermod -p '!' root
Nota de Segurança: Ativar e usar o usuário root pode ser perigoso porque ele tem permissões ilimitadas no sistema. É recomendado usar sudo para tarefas administrativas, pois isso reduz o risco de danos acidentais ao sistema. Ative o usuário root apenas se você tiver um bom motivo e compreenda os riscos envolvidos.