Apache, PHP, MySQL e Phpmyadmin no Ubuntu Karmic

Aprenda aqui como instalar Apache, PHP, MySQL e Phpmyadmin no Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Esse aplicativos são muito úteis para quem trabalha com criação de sites ou aplicações web que rodam no navegador de internet. Com eles você é capaz de fazer seu site além de obter conhecimento para facilitar a trocar de servidor, pois a grande maioria dos serviços de hospedagem de sites contam com estes softwares. A maioria das páginas atuais utiliza uma estrutura em PHP, freqüentemente com um banco de dados MySQL. O Apache permite hospedar vários sites no mesmo servidor. Pouco mais de 50% dos servidores web do mundo rodam o Apache. Portanto, aprender como instalá-los no Ubuntu Karmic Koala é fundamental para os administradores ou até mesmo os curiosos e estudantes.

ℹ️ Atenção! Essa postagem foi escrita há mais de 2 anos. Embora o conteúdo possa continuar relevante, lembre-se de levar em conta a data de publicação e a data atual enquanto estiver lendo. É recomendado fazer backup ou adotar medidas de recuperação de dados como forma de prevenção e recuperação caso ocorrer erros ou falhas. Caso tenha sugestões para atualizá-la, deixe nos comentários!

Vamos precisar do repositório do Ubuntu para instalar o apache2, php5 e mysql no Ubuntu 9.10 Karmic Koala.

Instalação do Apache

Iremos usar o gerenciador Synaptic para instalar o Apache. Vá para Sistema > Administração >> Gerenciador de Pacotes Synaptic, pressione Ctrl + F e digite apache2.
Selecione apache2 >> Executar.

Editar fqdn para acessar o seu site. Costumamos usar localhost para ser conectado em nosso site.

$ sudo pico /etc/apache2/conf.d/fqdn

Copie o código abaixo, em seguida, cole no fqdn:

ServerName localhost

Verifique a conexão, abra o navegador e vá para o endereço http://localhost e se apresentar no navegador a imagem abaixo, você instalou o apache2.

Mensagem que o Apache está instalado

Instalação do PHP

Mesmo modo que no Apache. Pressione Ctrl + F no Gerenciador de Pacotes Synaptic e digite php5. Selecione php5 >> Executar.

Agora, ative o Php5 pelo terminal:

$ sudo a2enmod php5

Edite o /etc/php5/apache2/php.ini para aumentar o valor memory_limit. O padrão é 16M, mas recomendo 256M:

$ sudo gedit /etc/php5/apache2/php.ini

Pressione Ctrl + F e digite memory_limit no gedit.

Instalação do MySQL

Usaremos o terminal para instalar o MySQL, por favor, feche o Gerenciador de Pacotes Synaptic:

$ sudo apt-get install mysql-server libapache2-mod-auth-mysql php5-mysql

Siga as instruções do MySQL até terminar. Agora instale o phpmyadmin através do Gerenciador de Pacotes Synaptic, para que possamos utilizar o MySQL via browser. Pesquise no Gerenciador de Pacotes Synaptic, em seguida, selecione phpmyadmin. Após, configure o Apache2.conf para usar o phpMyAdmin através do browser:

$ sudo gedit /etc/apache2/apache2.conf

Insira o código abaixo no apache2.conf no final de tudo:

Include /etc/phpmyadmin/apache.conf

Pronto. Agora o Apache2, PHP5, MySQL e phpMyAdmin estão instalados no Ubuntu 9.10 Karmic Koala.

Agora crie uma pasta (diretório) dentro de/var/www/. Ex.: seu site se chama meusite, crie uma psta com esse nome e ali dentro coloque os arquivos do seu site. Quando quiser visitar o seu site, digite http://localhost/meusite no navegador.

O conhecimento na instalação e configuração do Apache, PHP, MySQL e phpMyAdmin é uma habilidade fundamental para web designers e programadores que buscam desenvolver aplicações web robustas e seguras, e que desejam um maior controle sobre o seu ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima