Mesmo após anunciado o fim do Windows XP, muitas pessoas continuam usando o sistema da Microsoft. Para você ter uma ideia, na China, cerca de 60% a 70% dos computadores ainda usam o XP, o que pode ser considerado um índice alto, pois a percentagem mundial é de 27%.
Mas o que faz do Windows XP um dos sistemas mais populares ainda em uso?
1) Simplicidade
Essa é sem dúvida a maior característica do Windows XP, herdado do Windows 95, 98 e ME. A facilidade de encontrar os Documentos abertos recentemente, juntamente com um Painel de controle simplificado, facilita muito o trabalho, não havendo necessidade de procurar entre vários ícones ou ter que abrir várias tela para acessar uma opção.
2) Mais leve que Windows 7 e 8
Comparado com as versões mais atuais do Windows, o XP é bem enxuto, com 512 MB de memória é possível usar o sistema sem engasgos. Devido a interface gráfica ser simples e sem efeitos, o consumo de memória é mínimo, já o Windows 7 com interface Aero exige um computador com uma boa quantidade de memória, 1 GB ou mais. Quem tem um computador mais velhinho e não consegue mais fazer um upgrade de hardware, vai ter que continuar usando o Windows XP.
3) Precisa formatar
Atualizar o Windows XP para outro sistema operacional vai exigir uma formatação do PC e reinstalar todos os programas. Alguns usuários possuem uma infinidade de programas instalados, reinstalar e reconfigurar esses aplicativos iria consumir várias horas de trabalho. Nesse caso fica praticamente impossível reproduzir no novo sistema as configurações dos programas que eram usadas no sistema antigo.
4) Software Legado
Sistemas antigos, geralmente desatualizados são comumente chamados de “software legado”. Em muitos casos esses sistemas são proprietários e não são facilmente atualizáveis, impedindo assim que as empresas invistam em atualizações. Outro problema do software legado é a grande base de dados gerada e armazenada por esses sistemas, o que pode gerar uma grande problema na hora de migrar essas informações para um novo sistema.
5) Sem dinheiro para comprar um PC novo
Atualizar o Windows XP para o Windows 7 ou 8 vai exigir um computador mais potente. Computadores com XP provavelmente não possuem capacidade de rodar uma versão mais atual do Windows, então a troca do Windows XP acaba ficando muito cara para grande parte das pessoas e empresas, que teriam que investir em upgrade na memória e processador do computador ou comprar uma nova máquina.
6) Jogos antigos
Alguns usuários são apaixonados por jogos antigos, e muitos desses não possuem versões compatíveis com Windows 7 ou 8. Assim preferem manter o Windows XP para continuar com a diversão ou passa tempo.
7) Zona de conforto
Se o computador está funcionando bem, os programas instalados não estão apresentando erros, o usuário está conseguindo abrir seus e-mails, navegar pela internet, etc…, então “pra que perder tempo”, afinal está tudo funcionando bem. Abandonar a versão antiga e começar a usar um sistema novo, sempre vai exigir algumas horas ou dias de adaptação, então aquele usuário mais acomodado não vai gastar tempo e dinheiro atualizando o sistema do seu computador.
Após analisarmos os motivos para continuar usando o Windows XP, podemos concluir que ele vai continuar popular por mais alguns anos. Se você pretende continuar usando o XP, fica aqui o nosso alerta: usar um sistema com suporte descontinuado é um grande risco para a segurança das suas informações contidas no computador.
[Cuidado…]
Se for usar um sistema desatualizado e suporte descontinuado, redobre a atenção ao navegar pela internet, evitando clicar em qualquer link de e-mail, não abra anexos de e-mails e evite fazer compras pela internet usando cartões de crédito. Estar com o antivírus atualizado também é fundamental pagar tentar garantir um pouco mais de segurança.
Dica: faça uma economia para conseguir comprar um computador ou notebook novo, assim você poderá ter uma melhor experiência computacional com os sistemas operacionais modernos e garantir uma maior segurança de suas informações.