As principais ameaças de segurança online para 2010 serão concentradas no aumento de softwares fraudulentos (anti-vírus e anti-spywares falsos), infecção de serviços de encurtamento de URLs (URL curtas, muito usadas no Twitter) e links em e-mails recebidos de endereços desconhecidos e também de seus contatos.
Além de propagar-se por e-mail, a maior parte dos códigos maliciosos (vírus, spywares, cavalos de tróia) tem disseminado automaticamente pela rede.
A intenção desses códigos maliciosos são roubar suas informação (senhas, número de cartão de crédito, contatos e informações de e-mail, etc…) e fazer seu computador virar um zombie. Computadores zombies são PC`s infectados que após conseguirem acesso a uma máquina, esses programas passam a ser controlados pelos invasores e podem, entre outros fins, ser utilizados para o envio de spam…Ai está a resposta para a sua pergunta: “Porque recebo tanto e-mail de propaganda, que lotam minha caixa de e-mail?”. Provavelmente vem de alguma pessoa que tem seu e-mail na lista de contatos.
Segue agora algumas dicas de proteção:
# Mantenha seu navegador de Internet Atualizado.
# Não instale ou use softwares piratas em seu computador. Usar crack’s e keygens para instalar programas piratas geralmente abrem brechas de segurança no sistema.
# Utilize softwares de proteção (antivírus, antispam, anti-spyware e firewall pessoal) nos computadores de uso doméstico e corporativo.
# Mantenha atualizadas as versões dos softwares de proteção.
# Mantenha atualizadas as assinaturas do antivírus e do anti-spyware.
# Não clique em URLs (links) incluídas em e-mails, principalmente, se forem e-mails suspeitos de spam ou de origem desconhecida.
# Não execute arquivos anexados aos e-mails sem examiná-los previamente com um antivírus.
# Esteja atento à navegação em sites na Internet, e evite clicar em links que aparecem em janelas do tipo pop-up.
# Caso note comportamento anômalo em seu computador (reinicializações sem motivo aparente, lentidão e erros diversos, por exemplo), faça um rastreamento com o antivírus e, se o problema persistir, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos.
# Em casos de contaminação por vírus ou outro código malicioso, reinstale totalmente o sistema operacional e os aplicativos, evitando restaurar backups antigos.
Mais dicas na Cartilha de Segurança para Internet do Cert.BR