O hacker George Hotz, mais conhecido como “Geohot“, descobriu uma forma para destravar o Galaxy S5 das operadoras AT&T e Verizon, especialmente difíceis de serem rooteados, mas que deve ser capaz de desbloquear praticamente qualquer aparelho com Android 4.4.2 ou inferior, incluíndo também os aparelhos recentes da Samsung, LG, e vários outros.
A ferramenta explora uma vulnerabilidade no kernel do Linux já corrigida nos desktops, mas que permanece no Android.
O nome da ferramenta é Towelroot e promete fazer o root do seu Android de forma fácil. Para isso, basta acessar esse site, baixar o APK e instalar no celular. Para iniciar o procedimento, clique na opção “make it ra1n”. No final do processo, o aparelho estará “rootado“.
Cuidado: fazer root no seu celular anula a garantia do fabricante, além disso, durante o processo pode ocorrer algum problema e danificar o sistema do aparelho. Faça isso por sua própria conta e risco.
Sob o ponto de vista da segurança, o Towelroot pode ser distribuído embutido em outros aplicativos mal-intencionados. Como o poder do root é praticamente ilimitado, um malware pode fazer um grande estrago no sistema ou coletar todas suas informações, o que é algo realmente perigoso.
O que é root?
Root é o superusuário, ou adminstrador do sistema. Ao fazer o root no seu Android, significa ter acesso a partes do sistema que antes ficavam inacessíveis para um usuário comum.
Assim, é possível fazer alterações no sistema operacional que antes eram impossíveis, aonde todos os arquivos importantes do sistema ficam totalmente expostos e podem até mesmo ser excluídos, pondendo causar a inutilização do aparelho.
Com informações da Digital Trends