O Xmarks foi descontinuado e suas funcionalidades atualmente estão disponíveis de forma nativa na maioria dos navegadores.
O Xmarks (antigo Foxmarks) é um complemento para gerenciar os favoritos do Firefox. Ele funciona conectado a um serviço de storage online, portanto permite que o internauta salve seus favoritos num local seguro.
Se um dia o computador pifar, basta acessar o Xmarks para recuperar os favoritos. O programa serve ainda para manter os bookmarks de vários computadores sincronizados.
O grande lance do Xmarks, no entanto, é que o usuário pode acessar seus favoritos de qualquer parte do mundo. Para isso, basta estar conectado num computador com conexão à internet.
O Xmarks é bem simples de usar. Assim que ele é executado pela primeira vez, ele abre uma janela do serviço Xmarks, onde é solicitado um cadastramento do internauta. Depois disso, o programinha copia automaticamente os favoritos para o servidor do Xmarks. O bom é que o programa explica cada operação com pequenos textos.
Um recurso importante: na página de gerenciamento do Xmarks, o internauta encontra ferramentas para compartilhar os favoritos com os amigos. Além disso, tem funções para organizar e categorizar os favoritos e armazenar as senhas salvas pelo Firefox.
Nessa versão, o programa apresenta novas funcionalidades: é capaz de relacionar os resultados de uma pesquisa no Google com os sites que o internauta guardou nos favoritos. Além disso, agora é possivel “taguear” os bookmarks.