A partir de 13 de outubro de 2020, os arquivos movidos para a lixeira do Google Drive (site e aplicativos) começarão a ser excluídos automaticamente após 30 dias consecutivos.
Em comunicado enviado para os usuários e também na central de ajuda da comunidade, o Google informou sobre a mudança sobre a exclusão automática dos itens da lixeira do Google Drive, parecida com a dos outros apps do Google, como o Gmail.
Veja o que mudará na lixeira do Google Drive
A partir de 13 de outubro de 2020, os arquivos movidos para a lixeira da seção “Meu Drive” começarão a ser excluídos automaticamente após 30 dias consecutivos. Os itens na lixeira continuarão consumindo a cota, e seu armazenamento ainda será compartilhado entre o Google Drive, o Gmail e o Google Fotos.
Os arquivos que já estiverem na lixeira do usuário a partir dessa data continuarão lá por 30 dias. Após esse período, os arquivos que estiverem na lixeira há mais de 30 dias começarão a ser excluídos automaticamente.
Observação: é possível restaurar os arquivos da lixeira antes do período de 30 dias.
Os usuários começaram a receber mensagens no app Google Drive a partir de 15 de setembro de 2020 e nos produtos dos Editores de arquivos Google, como o Documentos e o Formulários, a partir de 29 de setembro.
Como vai funcionar o Backup e sincronização
Os arquivos na lixeira dos drives compartilhados já são excluídos automaticamente após 30 dias. A mudança afeta os itens movidos para a lixeira em qualquer dispositivo e plataforma. O recurso “Backup e sincronização” não será afetado. Se você usa o Google Drive no Android ou no iOS, atualize sua versão para receber as notificações mais recentes no app. Saiba mais sobre o funcionamento da lixeira do Google Drive nesta página da Central de Ajuda.