As #hashtags estão em todo lugar no Instagram, elas são a principal maneira de categorizar e comunicar o tipo de conteúdo que as pessoas estão postando. Mas não falamos muito sobre como as hashtags funcionam nas postagens do Story, em oposição ao IGTV, às imagens estáticas de feeds ou ao conteúdo do carrossel. Agora vamos mostrar a você como usar hashtags no Stories do Instagram, além de responder a perguntas comuns.
Uma dúvida frequente é se as hashtags funcionam nos Stories do Instagram. A resposta? Sim, funcionam. O recurso Storie (história) do Instagram suporta o uso de #hashtags e ainda ajudará a tornar seu conteúdo detectável. As hashtags podem ser adicionadas nos stories de três maneiras diferentes:
- 1. Em um adesivo de hashtag (um por storie)
- 2. No texto normal do storie
- 3. Em uma tag de local (uma por storie)
Você saberá que uma hashtag está realmente funcionando no texto normal do storie, se ela ficar sublinhada, assim como se você marcar um amigo em uma publicação de storie.
Como as hashtags funcionam no Instagram Stories?
Quando alguém pesquisa algo no Instagram, cada hashtag terá um storie no Instagram no canto superior esquerdo. Assim como um storie normal, se você clicar nela, verá uma sessão das postagens do storie que foram criadas naquele dia.
Mas, aqui está o problema. Diferentemente das postagens do feed, que aparecerão em uma hashtag (classificada ou não) se você a usar, os stories são selecionadas. Isso significa que, se você usa uma hashtag em um storie, não é garantido que sua história apareça ou seja destaque nessa hashtag. Essencialmente, as hashtags de storie são um pouco mais seletivas, pois as métricas de engajamento de storie são mais difíceis de aplicar para exibir o conteúdo da classificação superior e o volume de postagens de stories em um dia é muito maior.
Além disso, o stories pode aparecer na sua página Explorar. Se a sua história estiver muito envolvida, ela poderá aparecer na página Explore do público-alvo e a melhor maneira de aumentar as chances de isso acontecer é usar hashtags. Isso significa para o Instagram exatamente do que se trata o seu conteúdo, para que ele possa sugerir seus stories para usuários que consomem esse tipo de conteúdo ou que possam estar interessados no que você compartilha.
Devido à seletividade das hashtags de storie, você precisa usar um pouco de criatividade sobre como usá-las.
Como usar hashtags no Instagram Stories como um profissional?
1. Evite hashtags proibidas
Você provavelmente já nos ouviu falar sobre hashtags proibidas, certo? As hashtags proibidas funcionam da mesma maneira no Stories e nas postagens do feed. Se uma hashtag for banida no Instagram, ela não será exibida ou mostrará um número limitado de postagens quando alguém pesquisar nessa hashtag. As hashtags proibidas não exibem conteúdo da história. Portanto, se seu objetivo é alcançar mais pessoas ao usar uma hashtag da história, verifique se ela não é proibida.
2. Utilize hashtags de localização para sua vantagem
As hashtags com maior probabilidade de classificação quando se trata de Histórias são hashtags baseadas em localização e tags de localização. Cada local registrado pelo Instagram tem uma hashtag associada. Como uma hashtag de localização é mais específica (essencialmente reduz a concorrência apenas para as pessoas na sua área), é muito mais provável que o conteúdo da sua História seja exibido ou ‘classificado’. Portanto, use a classificação das hashtags de localização, aplicando-as ao conteúdo da sua história, para aumentar suas chances de aumentar seu alcance.
3. Considere seu público-alvo
Como você provavelmente já sabe, as pessoas podem seguir hashtags. Se alguém seguir uma hashtag, às vezes, verá as histórias dessa hashtag na barra de histórias na parte superior da página inicial ou no feed do Instagram. Se você sabe que é provável que seu público-alvo ou público-alvo procure uma determinada hashtag , você pode usar isso para sua vantagem, colocando-se no lugar deles. Pense em que tipo de hashtags as pessoas se esforçam para seguir. Se você possui uma coleção de hashtags que acredita que seu público-alvo ideal provavelmente seguirá, inclua-as em suas futuras histórias sempre que publicar.
4. Como ocultar suas hashtags
Algumas pessoas não gostam de usar muitas hashtags em suas histórias, porque elas podem tirar o conteúdo em si ou obscurecer sua imagem / vídeo com muito texto. A resposta simples para isso é ocultar suas hashtags no seu conteúdo , o que significa que elas ainda funcionarão, mas não serão clicáveis ou visíveis. Existem dois métodos para isso:
- Aperte a hashtag que você escreveu para diminuir o tamanho do texto e coloque-o no canto da imagem.
- Coloque um GIF ou imagem sobre sua hashtag para ocultá-los ou, depois de escrever nossas hashtags, coloque a imagem que você está compartilhando de volta em primeiro plano, para que elas desapareçam completamente (isso funciona melhor quando o compartilhamento de posts ou histórias é feed).
5. Como otimizar suas hashtags para o Stories?
Você pode aplicar uma estratégia para “hashtags” do Instagram em seus stories assim como faria no seu feed. Segue algumas dicas:
- Nicho ainda importa. Na verdade, isso realmente importa. Como as hashtags da história são ainda mais competitivas, se você quiser ser destaque, precisa se certificar de que está usando as hashtags corretas em termos de envolvimento e de nicho. Quanto mais adaptada for a hashtag, maior a probabilidade de sua classificação e mais relevante for a hashtag para o conteúdo da sua história, maior a probabilidade de seu público se envolver, aumentando suas chances de classificação.
- Evite hashtags proibidas. Verifique quais hashtags da sua lista selecionada foram banidas antes de você postar.
- Use várias hashtags. Você não precisa sobrecarregar seus stories, mas se você usar suas hashtags de melhor desempenho no conteúdo da sua história, é mais provável que você classifique e, portanto, veja os resultados!
- Coloque as hashtags camufladas. Escreva o texto, diminua a fonte ao máximo e coloque na mesma cor de um objeto. Em vez de usar a função “hashtag”, do stories. Você também pode deixa uma “hashtag” escondida atrás de um objeto (figurinha ou localização).
Independente do seu objetivo, aprender a usar hashtags é um passo importante para o seu posicionamento nas redes sociais.
Agora você já pode dizer que avançou um pouco mais na sua jornada dos conhecimentos sobre marketing digital e redes sociais.