Se o conteúdo orgânico não está gerando resultado, a estratégia de mídia paga é uma excelente alternativa para acelerar os leads e aumentar as oportunidades de negócio. Seja ela através do Facebook Ads ou Google Ads, investir em campanhas nessas plataformas pode gerar excelentes resultados ao seu negócio.
Mas para conquistar esse sucesso, é necessário conhecer as plataformas e, para isso, vou falar sobre os hacks do Facebook Ads, que ajudam a planejar as campanhas com o intuito de utilizar todo o potencial oferecido pela plataforma, aumentando, assim, o retorno sobre investimento.
Então, bora começar? Vamos lá!
1. Teste sua campanha antes de veicular
O teste da campanha é o pré-requisito para tudo!
Com ele, você pode se certificar que o usuário será impactado com o objetivo da campanha. E como fazer isso? Se coloque no lugar dele através do check-list:
- A segmentação da campanha está correta?;
- Há algum erro de ortografia ou gramática nos textos e anúncios?;
- A landing page está funcionando corretamente?;
- Os textos e imagem representam a proposta do produto/serviço?;
- Há uma página de agradecimento após o preenchimento do formulário?;
- O formulário está integrado com a automação de marketing?;
- Há uma automação para manter o relacionamento com o cliente?;
Após verificar esses itens, você já pode veicular a sua campanha. E saiba que se houver algum erro nesse processo que não for corrigido, a chance de alcançar bons resultados diminui, mesmo tendo investimento alto.
2. Instale o pixel e acompanhe
Para obter os melhores resultados na campanha, é preciso analisar os resultados com cuidado! E para isso, você pode instalar o pixel, assim saberá qual anúncio alcançou o melhor desempenho.
E ah, você sabe quais são as funções do pixel? Além de calcular a taxa de conversões a partir da campanha, ele também cria uma lista de retargeting, para que as pessoas que acessaram o site sejam impactadas com os anúncios no Facebook. Ele também cria uma lista de público semelhante, para que você possa expandir a audiência dos anúncios.
E se você não sabe como gerar o seu código, vá em Gerenciador de Anúncios, clique em Menu e acesse a opção Pixels; quando o pop-up aparecer, basta nomeá-lo e confirmar a criação. Agora é só usar o pixel entre as tagsedo código fonte do site – ou você pode configurar através do Google Tag Manager.
3. Público com potencial de compra
A grande maioria do seu público está longe do estágio de compras! Então não adianta direcioná-lo diretamente à página, é necessário amadurecer o lead.
Para isso, você deve aliar sua estratégia de mídia paga ao marketing de conteúdo, além de uma boa gestão de leads.
Ofereça conteúdos relevantes ao seu público em troca de alguns informações dele, como nome e e-mail. dessa forma, você atinge o público que ainda não conhece a sua empresa e desenvolve um relacionamento com ele, nutrindo-o de conteúdos até que esteja pronto para realizar compras com você.
4. Foque nos resultados efetivos
Comentários, curtidas, número de visualizações e seguidores são legais, mas você deve focar no que trará retorno à empresa (a menos que seu intuito seja conquistar seguidores ao perfil, o que proporcionará somente aumento de credibilidade).
Através da campanha focada em conversão, você sentirá o ROI tanto em curto quanto em longo prazo.
5. Teste A/B
O teste A/B é um dos hacks para melhorar os resultados da campanha! Para utilizá-lo, promova um conjunto de anúncios com duas versões do mesmo anúncio, alterando apenas uma característica entre eles (pode ser o título, a imagem, o texto, entre outros tópicos).
Para isso, determine um prazo para a campanha e veja qual anúncio veiculou melhor, depois exclua o que não obteve sucesso.
6. Opte pelo investimento diário
O Facebook conta com duas modalidades para gerenciar o orçamento da campanha, o vitalício e o diário.
No vitalício, você define o gasto para um determinado período de veiculação, deixando que o Facebook use o algoritmo para identificar os melhores dias e horários. Porém, dessa forma, a plataforma leva 7 dias para aprender a otimizar a campanha.
Já no diário, você define quanto o Facebook deve gastar por dia, assim, controla melhor os custos e também acelera o trabalho da plataforma.
7. Estabeleça o objetivo da campanha
Isso faz toda a diferença na performance da campanha! Dessa forma, você mostra ao Facebook como ele deve entregar seus anúncios. E entre os objetivos de campanha, podemos citar:
- Conversão: quando a campanha atinge usuários com grande potencial de tornar-se lead;
- Impressão: quando a campanha prioriza a quantidade veiculação dos anúncios;
- Cliques no link: quando a campanha só é entregue para usuários com potencial de clicar no anúncio;
- Alcance único diário: quando a audiência receberá o anúncio da campanha uma única vez por dia; e
- Visualização na página de destino: quando a campanha é entregue a usuários com potencial de acessar o site.
8. Comece investindo pouco
Esse hack é perfeito para iniciantes! Se você puder experimentar a plataforma, comece investindo pouco para mensurar os resultados e, caso a campanha vá bem, aumente o investimento.
9. Amplie a segmentação
Uma boa forma de direcionar as campanhas é iniciar com um público amplo. Dessa forma, você analisa os resultados e otimiza a segmentação através dos dados obtidos e interesses dos leads.
10. Remarketing
Não seja redundante! Crie artes direcionadas ao público que já teve contato com a sua marca para que ele seja impactado novamente. Seja com texto, imagem ou landing page focados em conversão, aumente a efetividade da campanha.
Dessa forma, através dos hacks, você pode reduzir os investimentos nas campanhas e aumentar os seus resultados, investigando, assim, as oportunidades da plataforma.
Tenha paciência, analise suas campanhas e os resultados obtidos a partir de então, faça mudanças aos poucos e, por fim, chame a atenção do usuário através de textos e imagens impactantes.