“Versão Ouro” do Orkut é trote

Usuários enviaram senhas e logins para ganhar o “Orkut Ouro” e acabaram caindo em um golpe.

Orkut Ouro é golpe

Durante a tarde de 11/02/2010, links e comentários sobre uma suposta nova versão do Orkut circulou na internet e fez com que vários usuários colocassem informações de suas contas em risco. OBS: mais uma prova que muitos usuários clicam em tudo o que aparece na frete deles…e é ai que está o perigo.

Para ganhar o “Orkut Ouro” o internauta precisava enviar nome completo, e-mail e senha do cadastro no Orkut e ainda o nome de três comunidades e dois amigos da lista de contatos. Depois de alguns dias, seriam enviados detalhes para depósito de dinheiro e concluir a assinatura do sistema.

Logo milhares de pessoas divulgaram a notícia em blogs e no Twitter. A repercussão no Twitter foi tão alta que colocou o “Orkut Ouro” entre os tópicos mais comentados no Brasil.

Na verdade o “Orkut Ouro” era um trote, feito pelo blogueiro Pedro Vanzella na tentativa de criar uma “confusão no seu círculo de amigos”. A intenção era provocar meus amigos, fazer com que perguntassem o que era aquilo, um trote inofensivo. Ninguém teve conta no Orkut nem sequer dinheiro roubado por causa da brincadeira. Obviamente nada disto é verdade. É tudo uma grande brincadeira.”, explica.

De acordo com o advogado especialista em direito eletrônico Rony Vainzof, os jovens cometeram dois crimes: o de violação de marca e o de falsa identidade. “Eles utilizaram a marca do Orkut indevidamente, induzindo terceiros a confusão”, explicou em entrevista por telefone ao G1. Agora o Google, dono do Orkut, vai tomar as medidas de providência, e provavelmente o autor do trote vai responder na justiça pela bincadeira.

Como podemos ver esse caso era somente uma bricadeira, mas vários usuários enviaram senhas e logins para ganhar a suposta nova versão do Orkut. Esse fato mostra como os usuários de internet tomam pouca ou nenhuma medida de segurança com suas senhas e logins, e o pior, clicam em tudo que vem pela frente. Depois ficam se perguntando “Quem hackeou meu orkut?”, “Como não consigo acessar mais meu e-mail?”, “Quem foi que trocou minha senha?”, “Porque meu computador está com vírus?”… Quem é o culpado?… “O culpado é o próprio usuário, que fica clicando aonde não deve“.

Pessoas mais antigas sempre diziam: “Não fale com estranhos”. Agora é: “Não clique aonde não deve”.

Publicado em 12 de Fevereiro de 2010 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (223)

Deixe seu comentário

Website