Usando o Gmail Off-line

Gmail Off-line

Desde o seu lançamento, o Gmail é um dos serviços de webmail mais utilizados do mundo. Com diferentes recursos, suportando programas como Outlook (via servidor POP) e inúmeras outras funções, o Gmail rapidamente conquistou milhões de usuários. Você poderia interromper a leitura deste artigo e pensar “Opa! Mas se o Gmail sempre ofereceu o suporte ao Outlook, então sempre foi possível acessar meus e-mails sem estar conectado! Esse pensamento está parcialmente certo, pois o que o Google fez foi disponibilizar o acesso ao Gmail sem estar conectado, NA PRÓPRIA INTERFACE do webmail.

Como funciona

Depois de ativar a funcionalidade do Gmail off-line, toda vez que você fizer login no serviço, ele automaticamente irá baixar o conteúdo da sua conta para o disco rígido (HD) do computador e manterá todas as suas ações sincronizadas.

Quando o sistema perceber que você perdeu a conexão, ou ela ficou excessivamente lenta, o modo offl-ine será ativado. Você poderá continuar lendo os e-mails que já foram baixados e também poderá escrever novas mensagens, que ficarão na sua caixa de saída, para serem enviadas automaticamente quando sua conexão for restabelecida. Em resumo: ativando o Gmail off-line, você pode fazer tudo que já faz normalmente. Quando sua conexão voltar, o Gmail sincroniza as informações locais com a dos servidores.

Ativando o Gmail offline

Para utilizar o Gmail off-line é necessário instalar um aplicativo para o navegador Google Chrome. Com o seu Gmail aberto, clique em “Configurações” (parte superior a direita) conforme a imagem abaixo:

gmail-offline-configuracoes

Em seguida e procure pelo recurso Off-line, clique em  “Instalar Gmail off-line”, como na imagem abaixo.
gmail-offline-instalar

Ao clicar em “Instalar Gmail off-line” irá abrir uma janela do Chrome Web Store com a opção de instalar o aplicativo no navegador, como na imagem a seguir:

gmail-offline-chrome-store

Uma mensagem de confirmação de instalação irá ser exibida na tela:

gmail-offline-confirmacao

A partir daí, o aplicativo do Gmail Off-line estará instalado no Google Chrome e pronto para ser usado:

gmail-offline-aplicativo

Caso você perder a localização do Gmail Off-line, digite na barra de endereços do Google Chorme chrome://apps/ para exibir os aplicativos instalados no navegador.

Esperamos que você tenha gostado essa dica para poder acessar seus e-mails do Gmail mesmo sem internet. Fique à vontade para utilizar os comentários para compartilhar conosco as suas impressões sobre o Gmail Off-line.

Publicado em 26 de maio de 2014 | 2 Comentários
Palavras-chave: , , , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (216)

2 Comentários

  1. Thais Conde disse:

    Muito bom o tutorial!!
    Obrigada.

  2. […] e-mail como Outlook Express, Microsoft Outlook, Thunderbird, etc… gostaria de recomendar o Gmail Offline, aonde agora o Google disponibiliza o acesso ao Gmail sem estar conectado, NA PRÓPRIA INTERFACE do […]

Deixe seu comentário

Website