Ubuntu comemora 10 anos

Ubuntu comemora 10 anos

O Ubuntu, sistema operacional GNU/Linux para Desktops, Servidores e também para Mobile comemorou 10 anos no dia 20/10/2014.

A primeira versão do Ubuntu, a 4.10 (The Warty Warthog) foi lançada em 20 de outubro de 2004 baseado no Debian, com uma proposta de ser um sistema operacional Linux de fácil utilização, para que qualquer pessoa comum pudesse usar sem dificuldades.

A cada 6 meses é lançada uma nova release (versão) sempre com novidades, principalmente em usabilidade, visual atraente, e um dos pontos mais importantes – Segurança, podendo até afirmar que “não existem vírus” para o Ubuntu.

Conheça algumas mudanças que ocorreram durante esse 10 anos:

  • O visual do sistema mudou completamente, afastando-se da distribuição Mãe (Debian) e criando uma identidade visual própria.
  • Até a versão 10.10 CD’s de instalação eram distribuídos gratuitamente, era só acessar o site oficial e fazer o pedido de mídias e elas chegavam gratuitamente até o seu endereço. Atualmente os Live CD’s podem ser adquiridos na loja virtual da Canonical (http://shop.canonical.com/) ou em eventos aonde os LoCo Teams (Times Locais) do Ubuntu possuem grupos de representação.
  • Até a versão 9.10 as cores predominantes eram o marrom e o castanho. Após as cores predominantes passaram a ser o laranja e o roxo.
  • Até a versão 12.04 o CD de instalação ocupava 700 MB no disco. A partir da versão 12.10 foi decidido que esse limite de 700 MB para a instalação básica não seria mais adotado, pois devido aos avanços nas conexões de internet, baixar 700 MB ou 1.000 MB não faz muita diferença. Para gravar a imagem ISO de instalação, agora deve-se usar um DVD ou pendrive.
  • Até a versão 10.10 a interface padrão do Ubuntu era o GNOME. Com o lançamento do Ubuntu 11.04 veio uma grande novidade, a nova interface padrão chamada de Unity, considerada um divisor de águas para a distribuição Ubuntu.
  • Até a versão 10.04 o tempo de suporte das versões LTS (Tempo de Suporte Extendido) era de 3 anos para Destop e 5 anos para a versão Servidor. A partir da versão 12.04 o tempo de suporte das versões LTS são de 5 anos, tanto na versão Desktop como na Servidor.
  • Em 17 de outubro de 2013 foi lançada a primeira versão oficial do Ubuntu (Touch) para dispositivos móveis (smartphones e tablets). Primeiramente compatível com aparelhos Galaxy Nexus e Nexus 4, mas atualmente uma grande lista de dispositivos já é compatível com o Ubuntu.
  • Até o Ubuntu 12.10 as versões não-LTS (interim) possuiam suporte de 18 meses. A partir da versão 13.04 o tempo de suporte para as versões intermediárias mudou para somente 9 meses. Assim o recomendado para usuários finais e menos experientes é usar uma versão LTS com 5 anos de suporte, e deixar essas versões não-LTS para aqueles usuários mais experientes e que não se importam em atualizar todo o sistema a cada poucos meses.

A cada lançamento novas funcionalidades são adicionadas, mantendo sempre o foco em usabilidade, acessibilidade e internacionalização. Assim milhões de pessoas podem usar o Ubuntu ao redor do mundo e de forma gratuita.

Aguardem… novidades interessantes devem surgir em breve, como por exemplo: convergência do sistema operacional com integração entre plataformas, tanto em smartphones, tablets, e PCs. Para isso os desenvolvedores estão trabalhando bastante no Ubuntu Touch, Mir e Unity 8, com isso a Canonical (mantenedora do Ubuntu) espera alcançar em torno de 200 milhões de usuários até 2015.

Publicado em 21 de outubro de 2014 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (217)

Deixe seu comentário

Website