Ubuntu 11.04 Natty Narhwal

O melhor investimento do século XXI - Criptomoedas

Seguindo o padrão de lançamento de novas versões a cada 6 meses, a Canonical liberou a versão Final do Ubuntu 11.04 (Natty Narhwal) no dia 28 de Abril de 2011 e terá suporte até Outubro de 2012.

Captura de tela do Ubuntu 11.04

Novidades do Ubuntu 11.04

A mudança mais marcante no Ubuntu 11.04 é utilização do Unity como shell padrão, para os leigos no assunto, novo visual na interface gráfica. Essa interface gráfica já era usada na versão Netbook 10.10, que muda um pouco a forma como o usuário interage com a área de trabalho e principalmente com os programas que rodam no computador. A barra inferior foi movida para a esquerda, ganhou botões maiores para facilitar o manuseio com os dedos em telas touch screen, e armazenar os programas mais usados pelo usuário.

Com essa nova versão o Ubuntu quer conquistar um novo grupo de usuário para aderir ao Software Livre, mostrando que as tecnologias Livres evoluem com o objetivo de facilitar as tarefas diárias, aumentar a eficiência e segurança do usuário final.

Para quem prefere usar a interface gráfica clássica do Ubuntu, essa opção estará disponível e poderá ser selecionada na tela de login.

Fim da versão Netbook: Devido as novas mudanças (novo shell com Unity), a versão Netbook será extinta e irá se fundir com a versão Desktop, facilitando assim na hora de escolher qual versão instalar no PC, no Netbook ou Notebook.

Outras novidades são a utilização do LibreOffice como suíte de aplicativos para escritório (editor de texto, planilha eletrônica, apresentações de slides, etc…), substituindo o OpenOffice, o Banshee será o novo player de áudio padrão e o navegador padrão continua sendo o Mozilla Firefox, agora na versão 4.

Release Schedule (Calendário):
2 de dezembro – Alfa 1
3 de fevereiro/2011 – Alfa 2
3 de março/2011 – Alfa 3
31 de março/2011 – Beta 1
14 de abril/2011 – Beta 2
28 de abril/2011 – Versão final

Onde baixar:
Versão para Desktop (PC), Notebook, Netbook
(32 bits) desktop-i386.iso
(32 bits) desktop-i386.iso.torrent
(64 bits) desktop-amd64.iso
(64 bits) desktop-amd64.iso.torrent

Versão para Servidor
(32 bits) server-i386.iso
(32 bits) server-i386.iso.torrent
(64 bits) server-amd64.iso
(64 bits) server-amd64.iso.torrent

OBS: Prefira baixar via Torrent, pois evita sobrecarregar os servidores do Ubuntu, além de ser mais rápido e ainda você ajuda as outras pessoas que também estão baixando. Caso você não sabe o que é um Torrent ou como baixar um Torrent, veja um tutorial em vídeo aula ensinando a baixar arquivos via Torrent.

Caso tenha a dúvida: Qual baixar? 32 bits ou 64 bits? Veja nosso dica explicando como descobrir se o seu processador é 32 bits ou 64 bits.

Publicado em 28 de Abril de 2011 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (223)

Deixe seu comentário

Website