Para que servem os backups em arquivos ISO?‏

Fazer um backup em formato ISO, o chamado imagem do disco ou imagem ISO, faz cópia de tudo o que está no disco rígido ou em uma partição dele (dependendo das opções selecionadas pelo usuário na criação da cópia). Isto inclui arquivos de sistema, arquivos ocultos, erros e até o setor de boot do disco.

Gravar imagem ISORecuperar um HD a partir de uma imagem de disco deste tipo deverá recuperar também o sistema operacional e os aplicativos instalados para a exata condição em que estavam quando a cópia foi feita.

O que isso significa? Caso dados pessoais ou outros documentos tenham sido modificados depois que a imagem tenha sido criada, quando a mesma for restaurada, todos os dados serão sobrescritos, deixando o disco rídigo exatamente como estava. Arquivos de todo tipo (documentos, fotos, vídeos, músicas) adicionados posteriormente à geração do imagem serão perdidos.

Restaurar uma imagem recria não apenas os arquivos de dados, mas também os de sistemas e arquivos ocultos no disco rígido, incluindo sua localização e eventual fragmentação.

Dessa forma, backups do tipo imagem de disco são extremamente recomendadas após a configuração de um novo computador, ou ainda após a instalação de atualizações do sistema operacional, de aplicativos importantes ou depois de fazer modificações no seu PC, com a instalação de novos dispositivos ou mudanças na configuração do sistema.

É recomendado realizar backup incrementais de seus dados pessoas, que são alterados frequentemente, pois quando você cria uma imagem ISO e guarda ela para restaurar posteriormente, os dados que foram alterados após a criação da imagem ISO não estarão lá. Esses dados que você alterou ou criou após a criação da ISO deverão ser adicionados em Backup incrementais (separados) e devem ser realizados com mais frequência.

Lista de programas para realizar Backup

Publicado em 31 de julho de 2009 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (216)

Deixe seu comentário

Website