Opera Unit – Distribuição de conteúdos através da Web

Opera Unit vem com um servidor da Web no seu navegador.

Opera Unit

A empresa Opera Software lançou o Opera Unit,  um software que transforma o computador em um servidor, assim permite a distribuição de conteúdo a diretamente a outros computadores através da Web, sem a necessidade de servidores da Web tradicionais.

Os serviços irão rodar na Web, não havendo necessidade de instalação de softwares adicionais, permitindo o compartilhamento de pastas, fotos, arquivos, tocar suas músicas que estiverem compartilhadas e até mesmo deixar recado num computador, e ainda melhor, em precisar fazer o upload para um site/servidor, pois roda tudo no seu computador.

Você pode ir para o trabalho, casa de uma amigo ou quando estiver viajando, e irá poder acessar sua máquina de casa (se ele estiver ligada e conectada na internet) para pegar arquivos, musicas, vídeos, etc… sem a necessidade de mandar para um servidor de upload.

O novo Opera quer mudar a visão que temos da web hoje, de estarmos todos conectados em servidores. Com o Opera Unite, todos serão servidores e compartilhadores de conteúdo.

Teoricamente a Opera juntou seu browser a um backdoor (porta aberta) de seu computador para compartilhar seus arquivos. Não sei até que ponto isso é inovação, observando-se a questão de segurança, pois pode-se explorar falhas do software para a invasão de computadores e tudo mais.

Vamos aguardar para ver a repercusão do Opera Unite.

Provavelmente esses recursos estarão disponíveis nas próximas versões do Google Chrome ou no Firefox.

Para quem quiser conferir: http://unite.opera.com (por enquanto só em inglês)

Publicado em 16 de junho de 2009 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (219)

Deixe seu comentário

Website