O que são arquivos .torrent? Como baixar?

Você baixou um arquivo .torrent e não sabe como abri-lo ou como usá-lo?

uTorrentUm arquivo .torrent contém uma lista de informação de servidores que compartilham o arquivo final que você deseja baixar, seguindo a seguinte ideia, o arquivo principal é quebrado em diversas partes que você vai baixando uma a uma, e conforme essas partes são baixadas, elas também são compartilhadas para outros usuários baixarem, formando uma rede de compartilhamento. Quanto mais partes você tiver de um arquivo, mais usuários se conectarão ao seu computador e pela regra, a taxa de velocidade do seu download aumenta. No final, ao baixar todas as partes você terá o arquivo final.

A vantagem desse tipo de download é que você baixa mais rápido, pois não precisa ficar esperando o servidor liberar o arquivo para baixar, pois via Torrent o download é feito de vários computadores, evitando assim sobrecarregamento e lentidão no hora de baixar.

Para realizar esse download e compartilhamento de arquivos .torrent você precisa instalar um programa em seu computador, os mais conhecidos são o BitTorrent, Azureus e ainda o uTorrent. Também é possível utilizar programas do tipo P2P como é o caso do Ares, do LimeWire e do Shareaza. Após instalado é só clicar duas vezes no arquivo.torrent e o programa obtém as informações do arquivo e se encarrega de baixar as partes e juntar tudo no final.

Existem vários sites que disponibilizam arquivos .torrent como: http://youtorrent.com, http://mininova.org e http://isohunt.com.

Agora que você já sabe como funciona um Torrent e suas vantagens, fica a dica: sempre prefira baixar um arquivo (programa, CD/DVD, músicas, filmes, vídeos) via Torrent, pois é mais rápido, ajuda os outros usuários e você aproveita melhor sua banda de internet.

Abaixo um vídeo tutorial mostrando como baixar o uTorrent, um gerenciador de download de arquivos .torrent, seguindo de um exemplo de utilização do programa. No vídeo é mostrado como baixar um CD de Instalação do Ubuntu Linux usando um arquivo .torrent.

Link no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ueom8gJ9rUg

Publicado em 28 de Abril de 2011 | 3 Comentários
Palavras-chave: , , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (223)

3 Comentários

  1. […] Prefira baixar via Torrent, pois evita sobrecarregar os servidores do Ubuntu, além de ser mais rápido e ainda você ajuda as […]

  2. […] Prefira baixar via Torrent, pois evita sobrecarregar os servidores do Ubuntu, além de ser mais rápido você estará ajudando […]

  3. […] Prefira baixar via Torrent, pois evita sobrecarregar os servidores do Ubuntu, além de ser mais rápido você estará ajudando […]

Deixe seu comentário

Website