Fim do Windows XP! E agora?

Fim do Windows XP

A era “Windows XP” acabou! Atualize já o sistema de seu computador ou sofra as consequências!

Calma, não precisa entrar em pânico, leia atentamente o que vamos lhe contar a seguir e entenda porque é importante atualizar o seu computador, trocando o Windows XP por um sistema mais moderno, rápido e seguro – O Ubuntu.

Porque devo trocar o Windows XP por um outro sistema?

Com informações da própria Microsoft (criadora do Windows XP) , após 8 de abril de 2014, não haverá mais suporte técnico para o Windows XP. Após 13 anos do seu lançamento, a recomendação é trocar o Windows XP por um outro sistema.

Se você continuar usando o Windows XP após Abril de 2014, seu computador vai continuar funcionando normalmente, mas ele vai estar correndo perigo, pois estará mais vulnerável a vírus e diversos riscos de segurança.

Outro problema será a incompatibilidade dos programas, pois os fabricantes de software e hardware estão trabalhando atualmente com programas e equipamentos com versões mais recentes do Windows, isso significa que o número de aplicativos e dispositivos que não funcionam mais com Windows XP irá aumentar.

Qual é a forma mais fácil de atualizar o sistema do computador?

A maneira mais fácil seria instalar o Windows 7, mas existem alguns problemas:

  1. Caso seu computador tiver menos de 2GB de memória, o Windows 7 não irá rodar bem, seu computador vai ficar lento e irá travar com frequência – isso é ruim;
  2. Não existem mais licenças para fazer upgrade (atualizar) do Windows XP para Windows 7, só existem licenças para Windows 8 a venda no mercado;
  3. Instalar Windows 7 pirata é crime. Essa é uma péssima ideia – não faça isso!

Qual é a forma mais recomendada de atualizar o sistema do computador?

Se você não pode gastar dinheiro no momento para comprar um computador novo, ou fazer upgrade comprando mais memória e processador mais potente, o mais recomendado o migrar para o Ubuntu, um sistema operacional livre, grátuito e muito fácil de usar.

Caso seu computador já tiver alguns anos de uso o Ubuntu irá rodar tranquilamente, pois consome menos recursos de hardware, o que lhe dá melhor desempenho em PCs mais antigos. Um computador com 512 MB de memória já atende os requisitos mínimos para instalar o sistema.
Como o Ubuntu é Software Livre tudo o que você precisa saber está disponível online, em fóruns, grupos de discussão, canais de IRC, redes sociais, etc… Se você tiver alguma dificuldade durante o uso do sistema, irá encontrar uma grande comunidade de voluntários e usuários experientes dispostos a ajudar.

Porque as pessoas e empresas estão migrando para o Ubuntu?

  1. Ficar protegido – Segundo especialistas, Software livre é opção mais segura e barata. Veja mais clicando aqui.
  2. Ubuntu é Livre – Você pode instalar o Ubuntu junto com o Windows, e quando ligar o seus computador você seleciona se quer abrir o Windows XP ou o Ubuntu. Essa opção é indicada para aqueles que querem aprender a usar o Ubuntu mas ainda precisam de algum programa que só funciona no Windows.
  3. China e outros países da Europa estão trocando Windows XP pelo Ubuntu. Veja mais nesse link;
  4. Governos estão usando Software Livre e o Brasil é um dos destaques na adoção. Veja mais nesse link;
  5. Facilidade de uso – Acabou aquela história “Linux é difícil, coisa de nerd e hacker”, o Ubuntu é conhecido atualmente como o sistema mais fácil de usar;
  6. Sair da pirataria – A lei é clara: Software Pirata é Crime. Veja mais nesse link;

Concluindo…
Se você leu as informações acima e ainda usa Windows XP – original ou pirata, deve ter ficado preocupado com a segurança de suas informações ou de sua empresa, ou ainda, se você não pode gastar dinheiro comprando um computador novo ou adquirir licenças de uso de software, então a melhor opção é usar o Ubuntu.

O monopólio exercido pela Microsoft com seus sistemas Windows deixou as pessoas serem sempre a mesmas – acomodadas. O uso de software livre traz um novo espírito para os usuários de tecnologia, despertando o interesse pela busca do “novo”, aonde pessoas trocam informações entre si, compartilham seus conhecimentos e criam novas amizades.

Indicamos alguns e-books e apostilas gratuitas, alem de vídeos para você aprender um pouco mais sobre Ubuntu e ir se acostumando com o sistema:

Ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas de como migrar do Windows para o Ubuntu? Comente abaixo!

Publicado em 8 de abril de 2014 | 2 Comentários
Palavras-chave: , , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (216)

2 Comentários

  1. […] os motivos para abandonar o Windows XP e trocá-lo por outro […]

  2. […] após anunciado o fim do Windows XP, muitas pessoas continuam usando o sistema da Microsoft. Para você ter uma ideia, na China, cerca […]

Deixe seu comentário

Website