Diferença entre Software Livre e Freeware

Software Livre x Freeware

Em matéria do site G1, Fernando Panissi explica o que é Software Livre e Freeware, seu licenciamento, suas características e principalmente o que os diferencia, já que a maioria das pessoas menos técnicas costumam misturar e considerar as duas categorias de software como se fossem a mesma coisa.

É importante esse tipo de matéria para esclarecer bem aos usuários de computador essa diferenciação, para que os mesmos (e os autores dos softwares) não sejam prejudicados. Outro ponto interessante é que ele explica também que um software livre pode ser cobrado, porque normalmente as pessoas acham que software livre tem, obrigatoriamente, que ser gratuito.

Software Livre

Software livre basicamente abrange aqueles aplicativos com código fonte liberado para que as pessoas possam estudá-lo e alterá-lo. Uma vez alterado o código, esta mudança deverá ser publicada e disponibilizada para que as pessoas possam ter acesso.

Freeware

Os freewares são basicamente aplicativos cuja licença permite o seu uso de forma irrestrita e sem limitação de tempo. O código fonte pertence a um grupo de desenvolvedores – ou a uma empresa – e não está disponível para a comunidade.

Link para a notícia completa: Site do G1

Publicado em 5 de maio de 2009 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (217)

Deixe seu comentário

Website