Dicas para economizar bateria de seu notebook, tablet ou smartphone

Todo mundo sabe que o ponto fraco dos dispositivos móveis é a bateria, independente de marca ou modelo. Existem algumas técnicas e dicas que fazem aumentar a duração e a vida útil da bateria de seu dispositivo, ajudando a conseguir mais alguns preciosos minutos de uso de seu portátil quando ele estiver longe da tomada.

Dicas para economizar bateria

Siga as instruções de recarga do manual

Separe um tempinho para ler o manual de instruções do fabricante e, principalmente sobre a recarga. Seguir a recomendação da empresa pode preservar por mais tempo a vida útil da bateria do notebook, smartphone ou tablet.

Diminua o brilho da tela

Um grande consumidor de bateria nos dos dispositivos móveis é o brilho da tela. Quanto maior o brilho, mais energia é usada para manter a tela iluminada. Portanto, procure baixar a intensidade do brilho sempre que possível.

Diminua o tempo para bloqueio da tela

Nos smartphones e tablets o tempo que a tela fica ligada após você parar de usar o dispositivo pode ser configurada. Portanto, quando mais rápido a tela entrar em espera, melhor para economizar energia.

Desligue/Feche os aplicativos que não está usando

É comum usarmos vários aplicativos ao mesmo tempo e não encerrarmos assim que terminamos de realizar uma tarefa. Lembre-se de encerrar os aplicativos depois de usá-los, pois aplicativo aberto consome memória e processamento, e consequentemente consome mais energia.

Desabilite dispositivos desnecessários

Você também pode desabilitar portas e dispositivos desnecessários para conseguir alguns minutos extras de sua bateria, embora essa opção não seja possível em todos os equipamentos. Comece desativando modems e conexões 3G e interfaces Wi-Fi e Bluetooth que não estejam sendo usados. Muitos notebooks tem chaves ou atalhos de teclado para isso, ou ícones na bandeja do sistema (no canto inferior direito da tela, perto do relógio).

Configuração automática de economia de bateria

Smartphones e tablets com Android possuem ajuste automático de economia de bateria. Ele pode variar de acordo com a marca do smartphone (nessa dica usamos o Galaxy SII, da Samsung). Mas em geral é encontrado em Configurações > Economia de Bateria. Assim, o aparelho coloca funções que consomem bateria em espera quando não utilizadas, elas são automaticamente ativadas quando a pessoa volta a usar o aparelho.

Use o modo avião em locais onde o sinal é ruim

Em alguns locais o sinal da rede celular falha ou é inexistente. Pode ser dentro do avião, viajando de carro para algum lugar remoto ou mesmo no metrô. Nesses casos, ativando o modo avião vai impedir que o celular fique procurando a rede sem sucesso e gaste energia.

Desative notificações automáticas (Facebook e Twitter)

A função de notificações automáticas (ou via push) gasta energia ao buscar a atualização delas periodicamente. Para economizar a bateria do smartphone, você pode desativar as notificações menos importantes (ou até todas elas, se assim preferir). Desativar sincronização automática.

Selecione os aplicativos que acessam geolocalização

Assim como no caso das notificações automáticas, o serviço de localização é ativado ou não quando o usuário instala um aplicativo que usa o recurso (como Foursquare, Facebook, Mapas). É bom deixar ativado o recurso apenas para os apps essenciais para você.

Desligue o Bluetooth quando não está em uso

Desative o Bluetooth quando não estiver usando, mesmo sem usar ele fica procurando constantemente os dispositivos perto dele. E a bateria vai embora.

Modo silencioso, só quando necessário

O modo silencioso, que faz o smartphone vibrar, gasta mais energia do que o som de toque. Então, é bom utilizar o recurso só quando precisar mesmo;

Use aplicativos para gerenciar bateria

Existem aplicativos que auxiliam no gerenciamento de bateria ajudando a identificar os programas que estão abertos e consumindo energia. Para Android, há o Advanced Task Killer, da ReChild. Para iOS, há o Battery Doctor, que mostra quanto tempo você ainda tem de bateria para cada recurso.

O drive óptico é outro item que consome energia rapidamente

Não deixe um disco CD/DVD no drive e evite usá-lo a não ser que seja realmente necessário.

Desconecte tudo que estiver pendurado nas portas USB

Webcams, mouses, teclados, câmeras, HDs externos e até mesmo pendrives e tudo que está conectado nas portas USB. Desconecte tudo e ganhe preciosos minutos adicionais na bateria. Se seu notebook tem um leitor de cartões de memória, remova os cartões. Afinal, eles precisam de energia para funcionar.

Notebooks com teclados iluminados

Eles são ótimos quando você está usando a máquina em um ambiente escuro, mas é possível economizar energia desativando este recurso quando a máquina estiver operando na bateria. Consulte o manual de sua máquina para saber como fazer isso.

Publicado em 16 de julho de 2013 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (217)

Deixe seu comentário

Website