Dia da Internet Segura

Internet Segura

Dia 9 de fevereiro é o Dia da Internet Segura ou Safer Internet Day, uma campanha mundial aonde mais de 85 países participam para promover medidas que assegurem ao usuário uma navegação tranquila, responsável e segura pela rede.

Para as empresas, mecanismos de segurança como Firewall, antivírus, controles de acesso, permissões de usuário e senhas criptografadas são os meios mais comuns utilizados para proteção das tentativas de ataques e roubo de dados.

Atualmente os dispositivos móveis, como smartphones e tables armazenam muitas informações comerciais, contas de redes sociais, email, internet banking, imagens e tantos outros tipos de dados, tornando-se os principais alvos dos criminosos digitais. Todo o cuidado é pouco no uso desses dispositivos.

Confira algumas dicas para uso seguro de e-mail, aplicativos e redes sociais:

  • Crie uma senha forte (com letras, números e símbolos);
  • Nunca clique em links de mensagens de textos ou abra arquivos anexados em e-mails de remetente desconhecido ou não solicitados;
  • Mantenha seu antivírus sempre atualizado;
  • Muito cuidado ao abrir ou recuperar as mensagens de e-mail do SPAM/lixo eletrônico;
  • Jamais abra arquivos de anexos de e-mail que contenham as extensões .exe .scr .vbs .vbe;
  • Mantenha uma cópia (backup) de dados que você considera importantes em um local protegido;
  • Instale aplicativos somente via fontes oficiais como: Google Play (Android), Apple App Store (iPhone) ou Windows Store (Windows Phone).

A facilidade de conexão na internet traz diversas vantagens possibilitando buscas, trocas e publicação de dados e informações de forma ilimitada. Uma Cartilha de Segurança para Internet traz informações sobre privacidade, redes sociais, contas e senhas, entre outros temas.

Publicado em 9 de fevereiro de 2016 | 1 Comentário
Palavras-chave: ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (217)

Um comentário

  1. […] Dia da Internet Segura ou Safer Internet Day é realizado desde 2005 para chamar a atenção das pessoas na questão da segurança na internet, […]

Deixe seu comentário

Website