Comunidade OpenOffice cria o LibreOffice

Principais líderes da comunidade OpenOffice.org criam o LibreOffice.

Logo do LibreOffice

Depois de a Oracle comprou a Sun, a comunidade de mantenedores do OpenOffice estava preocupada com os rumos da suíte de aplicativos para escritório. Temendo o pior, os principais líderes de desenvolvimento criaram um “fork” da suíte de aplicativos e lançaram o LibreOffice.

O projeto chamado de “The Document Foundation” tem apoio de grandes empresas de tecnologia como o Google, Novell, Red Hat, Canonical (mantenedora do Ubuntu). A Oracle foi convidada para participar do projeto aonde foi sugerido liberar marca OpenOffice.org para a comunidade, até o momento a empresa não se manifestou a respeito.

Aqui no Brasil não vai ter grande mudança, pois a suíte de aplicativos vai continuar se chamando BrOffice.org, devido a questões jurídicas e pelo fato da marca já ser bastante difundida.
Atualizado: aqui no Brasil o já conhecido BrOffice.org também passará a se chamar LibreOffice, devido a grande comunidade internacional envolvida e onde os voluntários brasileiros são mais ativos em suas participações e colaborações.

A versão beta, baseada no OpenOffice.org 3.3, com alguns acréscimos, já está disponível para download no site: http://www.libreoffice.org. Desenvolvedores serão convidados a participar do projeto e a contribuir com desenvolvimento do código fonte, bem como tradução, teste, documentação e suporte.

Fontes: BrOffice.org, PORTAL EDUCAÇÃO.

Publicado em 28 de setembro de 2010 | 1 Comentário
Palavras-chave: , , , , , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (223)

Um comentário

  1. […] novo recurso foi adicionado ao LibreOffice 4.2, trata-se da Barra Lateral com atalhos para as principais funções dos aplicativos do […]

Deixe seu comentário

Website