Comissão de Ciência e Tecnologia aprova PL de padrões abertos

odf - open document formatO Projeto de Lei (PL) 3070/2008, de autoria do Deputado Paulo Teixeira, que faz com que órgãos e entidades do governo brasileiro utilizem formatos abertos de arquivos para criar, armazenar e disponibilizar seus documentos, foi aprovada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, na manhã de 24/11/2010.

Na prática, o PL garante a universalização do acesso aos documentos públicos, pois estes, quando disponibilizados em formato aberto – em especial, o ODF, Open Document Format -, podem ser lidos por qualquer editor de texto. Ao contrário, quando os documentos se apresentam em formatos proprietários (como, por exemplo, .doc e .rtf), só se conseguem acessá-los plenamente quando se usam programas que são de propriedade de empresas específicas. Além de ter de comprar estes programas, os usuários e as administrações públicas tornam-se reféns dessas empresas, uma vez que o formato dos documentos é de propriedade delas.

Esta é, sem dúvida alguma, uma grande vitória da militância dos movimentos de software livre e de padrões abertos.

Leia mais detalhes da aprovação do Projeto de Lei (PL) 3070/2008.

Publicado em 25 de novembro de 2010 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (223)

Deixe seu comentário

Website