Certificado SSL: qual a sua importância para os sites e usuários?

O seu navegador de internet já mostrou alguns sites como “seguro”, mostrando um cadeado verde ao lado do endereço “https”, já notou?

Nesse texto vamos abordar essa tecnologia (sistema de segurança), quais os benefícios que ela apresenta, além de mostrar que é simples e gratuito ativar o SSL no seu site, caso o mesmo esteja hospedado em nossos servidores.

O que é o SSL?

O SSL (Secure Socket Layer) é uma camada de proteção para manter uma conexão com a Internet segura, garantindo a integridade de qualquer dado trocado entre dois sistemas ou dois pontos.

Um certificado SSL instalado no servidor de hospedagem do site impede que hackers e softwares maliciosos leiam e modifiquem qualquer informação transferida, incluindo dados sensíveis como números de cartão de crédito e documentos.

Para isso, ele usa uma tecnologia com algoritmos de criptografia, codificando os dados em trânsito e impedindo que os hackers leiam tal como é enviado através da conexão.

Em resumo, o certificado SSL evita que qualquer dado transferido entre usuários e sites, ou entre dois sistemas, fiquem expostos e possam sofrer ataques.

O SSL entrega um ambiente seguro aos usuários, apresentando sinais visuais que informan a que está navegando que o seu site é autêntico e confiável. Esse é um grande e verdadeiro movimento em prol da segurança na internet.

Sites que possuem o SSL ativo ganham autoridade no ranking de buscas do Google, inclusive lançou uma nota oficial, informando que a partir de janeiro de 2017, o navegador Chrome irá exibir um alerta para os usuários que estiverem usando páginas não seguras (HTTP) ao inserir senhas ou outros dados sensíveis.

Como o SSL funciona?

Não vamos entrar a fundo nesta questão, mas toda a segurança citada acima acontece através da criptografia de dados, uma técnica antiga para codificar(embaralhar) e decodificar(desembaralhar) os dados que estão sendo trafegados na rede.

A criptografia é única para cada par de chaves, e a informação criptografada com a chave pública é acessível somente para quem tem a chave privada correspondente e vice-versa.

Benefícios de ativar um certificado SSL no seu domínio

    • Segurança contra golpes online
    • Relação de confiança com o usuário
    • Segurança em pagamento com cartão de crédito online
    • Melhor posicionamento no ranking de resultados de buscas do Google
    • Informações mais detalhada sobre os dados de navegação do seu site
    • A instalação é fácil e gratuita para clientes da Digital Side

O uso do SSL está cada vez mais popular, e o que antes era indispensável somente para sites e aplicativos com troca de dados sensíveis, hoje, por várias razões, como as já citadas acima, se torna cada vez mais interessante para qualquer tipo de aplicação online, até mesmo sites simples.

Como impulso para uma web 100% segura, estamos oferecendo essa tecnologia de ponta e totalmente gratuita para todos nossos clientes aproveitar!

Seu plano atual de hospedagem não oferece certificado SSL grátis? Entre em contato com nosso suporte e solicite informações para ganhar SSL gratuito em seu site!

Publicado em 7 de novembro de 2017 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (223)

Deixe seu comentário

Website