Bluetooth 3.0 – Velocidade de até 24Mbps

Bluetooth 3.0 promete ser mais estável e mais rápido que os atuais 3 Mbps do Bluetooth 2.0

Bluetooth

A principal melhoria do Bluetooth 3.0 é seu novo padrão de velocidade, que chega a 24 Mbps contra os 3 Mbps do padrão atual, o 2.0.

Tal velocidade é alcançada pois o padrão 3.0 utiliza o protocolo de rádio 802.11 – o que significa, basicamente, que o novo protocolo Bluetooth pega carona no sinal Wi-Fi quando transfere grandes quantidades de dados, como vídeos, música e fotos. Isso torna dispensável o uso de cabos ou uma conexão a uma rede wireless para a transmissão de grande volume de dados.

O novo padrão promete uma melhor responsividade de conexão e um gasto menor de bateria. Além disso,  o recurso Enhanced Power Control deve reduzir a ocorrência de quedas na conexão causadas por movimentos como o de colocar o telefone no bolso ou mochila.

Fornecedores Atheros, Broadcom e CSR já estão entregando chips 3.0 para as fabricantes de computador, e aparelhos com o novo Bluetooth devem estar nas lojas no prazo de nove a 12 meses. Ainda não se sabe quais dispositivos serão os primeiros a usufruir das altas velocidades do padrão 3.0, mas além dos óbvios computadores e celulares, até fabricantes de televisão têm mostrado interesse.

Com tais vantagens, a tendência é de que o Bluetooth 3.0 seja cada vez mais adotado entre usuários e fabricantes; no entanto, esta nova versão terá de encarar a concorrência de outro padrão de curto alcance: o USB wireless. Com tecnologia de banda ultra larga (ultrawideband), este padrão promete alcançar velocidades de até 480 Mbps entre dois aparelhos num raio de três metros aproximadamente.

Publicado em 2 de maio de 2009 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (219)

Deixe seu comentário

Website