Bloqueio da porta 25

Caso você use o Microsoft Outlook, Ourlook Express, Windows Live Mail, Mozilla Thunderbird e/ou outro aplicativo para enviar e receber e-mails pode ser que não esteja mais conseguindo enviar e-mails com uma configuração padrão. O motivo disso é o bloqueio da porta 25 nos provedores de e-mail que agora deve ser trocada para a porta 587.

Gerencia da Porta 25 para evitar spam

Para quem usa o WEBMAIL, aqueles que você acessa direto no site do seu provedor, não muda nada, continua tudo igual, pois nesse caso é feita uma configuração automática pelo provedor de e-mail.

O que é a porta 25?

A porta 25 é por onde o e-mail é enviado ao destinatário, ela faz o envio da mensagem de forma direta, sem nenhum tipo de autenticação para verificar se o seu e-mail e senha são realmente válidos no servidor. Esse envio direto gera uma consequência desagradável que é o envios/recebimento dos famosos “spams”.

Bloqueio da porta 25

A partir do dia 05/11/2012 entrou em vigor o bloqueio da porta 25 pelos provedores de e-mail no Brasil. Esse bloqueio a porta 25 ocorre após a decisão do Comitê Gestor da Internet em 24 de outubro desse ano quando a seguinte notícia foi anunciada:
“O Comitê Gestor da Internet, após anos de negociações com provedores de internet, finalmente decidiu fechar o acesso à porta 25, muito utilizado por spammers para envio de mensagens indesejadas.”

O artigo na íntegra pode ser acessado em http://nic.br/imprensa/clipping/2012/midia1427.htm

A medida não é nova, órgãos internacionais aconselham o bloqueio da porta 25 desde 1998, mas apenas em 2005, provedores e operadoras de todo o mundo começaram a adotá-la em massa com o objetivo de reduzir envio de spams nos endereços de e-mail.

Agora com a porta 587, o usuário precisa se autenticar em um servidor para conseguir enviar o e-mail, assim fica mais fácil barrar spams.

Como resolver o problema e conseguir enviar mensagens a partir de sofrwares clientes de e-mail?
1- A solução definitiva para esse problema é alterar a porta do servidor de saída de 25 para 587.
2- Nem todos os provedores de acesso internet bloquearam a porta 25 ainda, mas irão fazer isso até Dezembro de 2012.

Disponibilizamos alguns tutoriais para configuração passo a passo de alguns clientes de e-mail em http://digitalside.com.br/tutoriais/

Mais informações sobre a Gerência da Porta 25 você encontra em http://antispam.br/admin/porta25/

Publicado em 9 de novembro de 2012 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , , , , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (216)

Deixe seu comentário

Website