Android, o robozinho que vai dominar seu celular

O melhor investimento do século XXI - Criptomoedas

Ganhou ou comprou um celular, ou melhor, um smartphone com Android? Mas afinal, que bicho é esse?
Resumidamente, Android é um sistema operacional (S.O.) para dispositivos móveis: smartphones, tablets, e-book readers e muitos outros. Foi criado pela Google e desenvolvido sobre um Kernel Linux modificado. Conheça um pouco mais sobre o “robozinho” que vai estar no seu próximo celular, claro, caso ainda não esteja usando um.

Os celulares como conhecemos hoje estão com os dias contados, isso mesmo, fazer ligação telefônica, enviar mensagens de texto e tirar fotos são as funções menos importantes.

Atualmente, quando vamos comprar um celular novo, pesquisamos aparelhos com conexão a internet, integração com redes sociais, envio de e-mails, messengers, visualização de arquivos de textos, player de vídeos, musicas, navegação GPS, mapas, jogos…, resumindo, praticamente um mini computador.

Android - Sistema Operacional para Smartphones

Evolução dos celulares

– Primeira geração: tecnologia analógica ou 1G, domínio da Motorola, aparelhos que serviam somente para fazer chamadas de voz, nada mais que um telefone móvel.
– Segunda geração: tecnologia digital GSM ou 2G, domínio da Nokia, aparelhos com voz, texto, fotos, músicas e vídeos.
– Terceira geração: tecnologia digital 3G, domínio dos smartphones e diversos fabricantes (Samsung, LG, Motorola, Apple…), aparelhos com voz, texto, fotos, músicas, vídeos, conexão com internet, sistema operacional inteligente e multi-tarefas.
– Quarta geração: tecnologia digital 4G, já está em pleno funcionamento na Europa e Estados Unidos, aqui no Brasil deve levar ainda alguns anos até que seja amplamente adotada, pois atualmente nem a tecnologia 3G possui uma cobertura descente aqui em nosso país.

Os smartphones surgiram primeiro para atender necessidades do mercado corporativo, principalmente para manter empresários conectados com suas empresas, podendo resolver seus negócios em qualquer momento e em qualquer lugar. Os aparelhos BlackBerry foram um dos pioneiros e, atualmente ainda dominam grande fatia desse mercado.

Em meados de 2007 a Apple lançou o iPhone, que também entrou forte no mercado corporativo mas logo caiu no gosto dos usuários comuns, principalmente pelas características do aparelho: interface amigável, tela sensível ao toque, milhares de aplicativos disponíveis para baixar, conexão 3G, Wi-Fi e integração com redes sociais. Aqui no Brasil os iPhones costumam ter preços bem salgados para o bolso do consumidor brasileiro, chegando a custar 5x mais caro do que os vendidos em outros países.

E o Android, aonde ele entra nessa história?

Em 2005 a Google comprou a Android Inc., uma empresa de tecnologia que estava desenvolvendo uma plataforma de telefone móvel baseado em Linux, com o objetivo de ser flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.

No final de 2008 o primeiro telefone comercialmente disponível com Android foi apresentado, o HTC Dream. Já no início de 2011 foi lançado o Motorola Xoom, primeiro tablet a rodar o sistema operacional Android 3.0.

Novas versões do Android são lançadas com intervalos de poucos meses, assim pode-se ter um sistema sempre atualizado, sem a necessidade de comprar um novo aparelho.

Smartphone Samsung Galaxy S5 com Android

Smartphone Samsung Galaxy S5 com Android

Conhecendo um pouco mais o Android

Características:
– A interface do Android é bem simples e intuitiva para usar.
– É open source, usa kernel linux, isto garante mais lucros para os fabricantes, uma vez que não precisam pagar royalties. Aliás, o modelo open source está crescendo muito nos últimos anos e vai se tornar dominante para plataformas smartphones.
– Os programas para o Android são escritos em Java e rodam em uma maquina virtual otimizada para smartphones, o Dalvik.
– É integrado com serviços do Google: Gmail, Google Maps, Street View, Android Market, etc…
– É possível instalar uma quantidade enorme de aplicativos, gratuítos ou pagos, e a cada dia novos aplicativos são lançados no Android Market.
– Não está somente nos smartphones, tablets, tocadores MP3, video games, e-book readers e outros aparelhos com conectividade Wi-Fi e 3G estão usando a flexibilidade do Android. Se você ainda não tem um desses aparelhos rodando Android, muito em breve você terá.

Concorrentes:
Os mais conhecidos são: o iPhone, o Symbian, o BlackBerry e o Windows Mobile, esse último é desenvolvido pela Microsoft que enfrenta grandes dificuldades de cair no gosto dos usuários.

Mercado:
– Smartphones: BlackBerry e iPhone estão focados no corporativo, já o Android, em sua proposta inicial está concentrado no usuário final e não no usuário corporativo. A maior tendência de crescimento é para o Android, pois vários fabricantes estão coloca o sistema do Google em seus novos produtos, desde os mais simples até os mais sofisticados, abocanhando assim um número maior de usuários.
– Tablets: iPad da Apple, Galaxy Tab da Samsung e o Xoom da Motorola são os destaques nesse segmento, mas são caros, podendo chegar ao valor de um notebook ou netbook. Com a chegada do 4 do Android é esperado que novos fabricantes lancem tablets com preços mais competitivos, pois essa nova versão possui suporte melhorado para telas maiores, dessa forma pode-se dizer que o “robozinho” também vai dominar os tablets, assim como nos smartphones.

Curiosidades:
Segundo números da Statcounter, Symbian é o sistema operacional de celulares que gerou maior tráfego na internet até Dezembro de 2011, e ainda podemos observar no gráfico um dado interessante, o Android foi o sistema que mais cresceu.
Desde que o Android foi lançado o número de novas ativações de aparelhos aumenta a cada dia, em média 700 mil novos aparelhos com Andoid são ativados diariamente, esse é um número impressionante e que aumenta a cada dia, por isso muitos afirmam que o Android irá dominar os dispositivos móveis.

Finalizando…
Quando você for comprar de um celular (smartphone) novo provavelmente você vai encontrar aparelhos com Android, e agora você já sabe que ele é uma plataforma móvel, sistema operacional, que está crescendo e ganhando espaço rapidamente, principalmente por ser aberta, flexível e gratuita.

Abaixo segue uma lista com sites e blogs que falam mais sobre Android, com novidades, informações sobre novas versões, reviews de aparelhos e muitas dicas para personalizar o robozinho:
Mestre Android – www.mestreandroid.com.br
Guia Android – www.guiaandroid.com.br

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iphone
http://pt.wikipedia.org/wiki/Android
http://pt.wikipedia.org/wiki/Symbian_OS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Smartphone
http://pt.wikipedia.org/wiki/Celular

Publicado em 26 de janeiro de 2012 | Deixe seu comentário
Palavras-chave: , ,

Quer receber em primeira mão tudo o acontece por aqui?

Então curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter.

Se preferir, receba atualizações no seu e-mail:

Suas informações ficarão 100% seguras.

Rudinei

Rudinei

Técnico em informática, empresário e entusiasta de tecnologias livres. Trabalha desde 2005 com Desenvolvimento Web, Suporte Técnico em Informática e está estudando constantemente para o aperfeiçoamento profissional.

Outras publicações do autor (219)

Deixe seu comentário

Website